No último pouso do Jumbo da KLM, polícia manterá spotters longe do aeroporto

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

O município de Haarlemmermeer, na Holanda, pediu aos entusiastas e plane spotters – observadores e fotógrafos de aviões – que não se desloquem até o aeroporto de Schiphol no domingo, 25 de outubro, para ver o pouso final de um Boeing 747-400M da companhia aérea KLM.

Avião Boeing 747-400M KLM
Imagem: Alf van Beem / Domínio público, via Wikimedia Commons

O município está preocupado com a formação de aglomerações e o não cumprimento das regras do coronavírus, relata o portal holandês NH Nieuws.

A KLM planejava aposentar em março seus 747 Combi, modelo em que passageiros e carga dividem a cabine, mas, devido à epidemia de coronavírus, a companhia aérea holandesa decidiu manter três deles em uso para uma ponte aérea entre China e Holanda.

Os Jumbos chegaram até a ser retirados de operação naquela ocasião, e somente depois de duas semanas é que a KLM decidiu pela volta dos voos.

Na data daquela primeira aposentadoria em março, dezenas de observadores ignoraram a recomendação para ficar longe e lotaram as proximidades da pista de Schiphol para ver o último pouso.

O aeroporto é mundialmente conhecido por ter áreas de livre acesso que ficam a poucas dezenas de metros das pistas, sem qualquer grade de separação ou com barreiras muito baixas.

Spotting Point Aeroporto Schiphol
Ponto de observação no aeroporto holandês – Imagem: Aeroporto Schiphol

Para evitar que a mesma aglomeração de março aconteça novamente neste domingo, a polícia e os oficiais de fiscalização estarão presentes no aeroporto e em seus arredores para controlar o movimento. A prefeita de Haarlemmermeer, Marianne Schuurmans, afirmou que fechará as áreas dos observadores se a recomendação não for respeitada.

O último Boeing 747-400M da KLM, batizado de ‘Cidade de Vancouver’, deve pousar em Schiphol por volta das 16h30 de domingo (horário local). O pouso final deve ser transmitido ao vivo em canais de aviação no YouTube.

Vela lembrar que, apesar do fim da história dos aviões Jumbo de passageiros na KLM, os 747-400F – versão puramente cargueira – continuarão operando ainda por algum tempo nas cores da divisão KLM Cargo da companhia holandesa.

Avião Boeing 747-400F KLM Cargo
Boeing 747-400F da KLM Cargo

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Atriz acusada de desviar dinheiro de vítimas do acidente do 737...

0
Um grande escritório de advocacia de Chicago acusou uma estrela da série de TV "Real Housewives of Beverly Hills" e seu marido em um processo