Último voo do Jumbo B747 de passageiros na KLM está no ar, acompanhe

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Está no ar neste domingo, 25 de outubro, o último voo comercial dos aviões Boeing 747 de passageiros na história da companhia aérea holandesa KLM, umas das mais tradicionais operadoras mundiais do Jumbo Jet.

Avião Boeing 747-400M KLM
Imagem: Masakatsu Ukon / CC BY-SA

A KLM planejava aposentar no mês de março seus 747 Combi – modelo em que passageiros e carga dividem a cabine-, mas, devido à alta demanda de carga pela epidemia do coronavírus, a companhia aérea decidiu manter três deles em uso para uma ponte aérea entre China e Holanda.

Apenas duas semanas depois do voo que seria o de despedida em março, a empresa reverteu a decisão, tendo vindo a fechar até um contrato com a Philips para voos de carga, o que deu uma sobrevida ao Jumbo.

Agora, neste domingo, o derradeiro pouso acontecerá no aeroporto de Schiphol, em Amsterdã, base principal da companhia.

A KLM recebeu a primeira unidade de um Boeing 747 em 1971, da variante 747-200. Depois, ao longo de sua história, operou dezenas de Jumbos Combi (747-400M). Para saber se um exemplar é ou não Combi, basta olhar para a traseira da fuselagem no lado esquerdo. A versão possui uma porta de carga para facilitar o carregamento.

Dos três 747-400M que foram mantidos na frota a partir de março, um deles encerrou suas operações no sábado (24). O Jumbo de matrícula PH-BFT chegou à Holanda às 21h47 do horário local. O segundo, PH-BFV, está em voo no momento da publicação desta matéria, com previsão de pouso em Amsterdã às 16h45 locais (12h45 no horário de Brasília).

E o último deles, o PH-BFW, que fará o pouso final de um B747 de passageiros na história da KLM, segue na mesma rota Xangai-Amsterdã algumas horas atrás do outro Jumbo. O voo de número KL896 tem previsão de chegada à capital holandesa às 20h41 locais (16h41 de Brasília).

FlightRadar24 Voos Últimos 747-400M KLM
Os últimos voos dos 747-400M da KLM neste domingo – Imagem: FlightRadar24

Segundo reporta o Aviation Nepal, um porta-voz da companhia aérea declarou que ambas as aeronaves receberão o indicativo de chamada KL747 quando chegarem ao espaço aéreo holandês.

Se você quiser acompanhar em tempo real os dois Jumbos nestes voos finais que ocorrem hoje, pode acessá-los pelo FlightRadar24 clicando aqui para o PH-BFV e clicando aqui para o PH-BFW.

Embora haja expectativa de que o último pouso seja transmitido ao vivo por canais de aviação locais, qualquer ação desta natureza pode não acontecer, pois a prefeita da cidade onde se localiza o aeroporto Schiphol determinou que será proibida a permanência de pessoas nas imediações por conta das medidas sanitárias da Covid-19.

Traremos novas atualizações sobre este momento marcante da história do Jumbo, continue ligado aqui em nossa página ou em nossos canais de divulgação no Telegram, Instagram e Facebook.

Atualização: transmissão ao vivo na matéria a seguir:

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Aprovado projeto do monotrilho entre Aeroporto de Guarulhos e estação de...

0
A novela sobre a ligação férrea que foi construída até o Aeroporto de Guarulhos, mas que não chegava até o aeroporto, dirige-se a um fim.