Um A321neo voou 7650 km e quebrou o recorde de voo comercial mais longo do modelo

Quando o voo TS690 da empresa canadense Air Transat pousou em Atenas na manhã de ontem, 26 de outubro, chegando de Montreal, a Airbus celebrou. O Airbus A321LR percorrera 7.651 quilômetros para bater o recorde de voo comercial de passageiros mais longo usando um jato do modelo. O forte vento de cauda ajudou em rota e o tempo de voo, que foi programado em nove horas e cinco minutos, foi encurtado para oito horas e 20 minutos.

O avião saiu do Canadá pelo Golfo de São Lourenço em direção ao Atlântico Norte para entrar na Europa pela Irlanda, passando pela França, Suíça e Itália antes de pousar em Atenas. Durante a rota, a velocidade média foi de 832 km /h com uma altitude máxima de 10.500 metros.

A aeronave do voo foi um Airbus A321 neo LR com registro C-GOIO, entregue à Air Transar em julho de 2020 e equipado com motores Pratt & Whitney PW1100G. A Air Transat recebeu a aeronave em julho deste ano. A aeronave de um corredor possui 12 assentos na classe econômica premium e mais 187 assentos na econômica.

A Airbus celebrou o feito no Twitter:

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Ouça o que disse o presidente da Gol a bordo do...

0
O presidente da GOL Linhas Aéreas, Paulo Kakinoff, falou ontem durante o primeiro voo do Boeing 737 MAX modificado com passageiros no Brasil.