Um anos depois, isso é o que sobrou de um gigante avião Airbus A380

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Recentemente, um vídeo emergiu na internet mostrando como está o primeiro Airbus A380 aposentado pela Air France e, há vários meses, sendo canibalizado no Aeroporto de Knock, Irlanda. Esse é o triste fim de muitos aviões comerciais que, por anos, viajaram ao redor do globo e levaram milhões de passageiros.

No caso da aeronave mostrada no vídeo abaixo (espere carregar), seu último voo de passageiros aconteceu em 31 de dezembro de 2019, já totalmente branca, quando ela pousou em Paris vindo de Xangai, na China, cumprindo o voo AF-111. No dia seguinte, 1º de janeiro de 2020, a Air France devolveu a aeronave com o registro F-HPJB ao locador, Dr. Peters Group.

Naquela época, a empresa dona da aeronave chegou a sugerir que tentaria sua recolocação no mercado, mas os planos rapidamente mudaram na direção da canibalização e reaproveitamento de peças, sobretudo dos motores, que ainda têm um valor de mercado relevante.

Naquele mesmo momento, a Air France também planejava continuar voando com nove Airbus A380 até 2022. Mas os planos também mudaram, dessa vez devido ao coronavírus, e a empresa de bandeira francesa então abriu mão totalmente de seus superjumbos.

Air France e o Airbus A380

O Airbus A380 entrou na frota da Air France há pouco mais de dez anos, em 2009. A companhia aérea havia encomendado 12 aeronaves com motores Engine Alliance, mas em 2017 ela trocou dois Airbus A380 ainda não entregues por um pedido de três Airbus A350, ficando com os 10 jatos.

As dez unidades da frota foram registradas com as matrículas F-HPJA até F-HPJJ (a última letra variando de A até J), tendo esta última sido entregue em junho de 2014.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Lula usa gravata de cachorro em protesto contra animal que morreu...

0
O Presidente Lula protestou hoje contra a morte do cão Joca, que faleceu na segunda após voar para o aeroporto errado num voo da GOL.