Início Aviação Militar

Um brasileiro pilota o caça Gripen pela primeira vez pelos céus do país em testes oficiais

Até então, voos de testes oficiais eram realizados por pilotos da fabricante sueca SAAB.

A SAAB publicou uma foto em suas redes sociais em celebração a mais um marco do projeto de implantação do caça Gripen E no Brasil. A ocasião em questão refere-se ao primeiro voo de testes oficiais em território nacional realizado por um piloto brasileiro, o Major Aviador Abdon de Rezende Vasconcelos. Essa, no entanto, não é a primeira vez que um brasileiro faz um voo solo no Gripen por aqui.

Em 2020, o Major Abdon, piloto de provas da FAB, foi o primeiro a receber o treinamento do Gripen C/D e o de conversão para o Gripen E. A capacitação começou em agosto do ano pasado, e o treinamento prático com o caça seguiu até o fim do primeiro semestre de 2021.

Antes de subir no cockpit da aeronave pela primeira vez, o piloto passou por uma série de exercícios teóricos e recebeu preparação do equipamento necessário. Para se ter uma ideia, à época, o primeiro dia do curso foi dedicado a ajustes no equipamento pessoal, como no macacão de voo, no equipamento anti-G, nas botas, na máscara de oxigênio e no capacete. Foi um processo meticuloso para garantir que tudo se encaixasse perfeitamente no piloto e que ele, por sua vez, estava preparado para a complexa operação do caça.

Por fim, após dias de preparação, ele recebeu sua aprovação e seguiu para as etapas seguintes, que lhe colocaram em estado de aptidão para comandar a aeronave, vindo a atingir um dos mais importantes marcos de sua carreira ao voar com o Gripen pelos céus do Brasil.

No total, a FAB encomendou um total de 36 aeronaves do modelo, das quais uma já está no Brasil e mais duas devem chegar em novembro.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile