Um dos maiores aviões do mundo pousará no Rio de Janeiro no dia de Natal

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Se um entusiasta de aviação pudesse escolher a forma pela qual o Papai Noel chegaria em sua cidade no dia 25 de dezembro, certamente não seria de trenó, mas talvez de Antonov ou de outra aeronave de grande porte. É exatamente esse “gostinho” que terão os cariocas nessa semana, quando um gigante avião do modelo AN-124 pousará no Aeroporto RIOgaleão em um voo cargueiro especial.

Programação

A operação de carga passou a figurar da base de dados de voos da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) no final de semana.

A programação prevê que a aeronave, pertencente à Antonov Airlines, empresa de carga aérea da fabricante de mesmo nome, pouse no Rio de Janeiro às 9h do dia 25 de dezembro, proveniente de Dacar, no Senegal (voo ADB-3665). O voo de retorno ainda não consta da base da ANAC.

Não temos detalhes sobre o carregamento, mas jatos desse porte são vistos de tempos em tempos trazendo grandes equipamentos industriais, muitas vezes para a indústria e óleo e gás, que é forte no Rio de Janeiro, dados os campos petrolíferos na costa fluminense.

O Antonov-124-100 que visitará o Rio de Janeiro é o segundo maior avião de carga civil do mundo em capacidade e um líder reconhecido no mercado de carga aérea para o transporte de remessas superdimensionadas e super-pesadas. São aviões da era soviética, construídos pela Antonov, empresa que está baseada na atual Ucrânia.

Embora vê-los em aeroportos brasileiros não seja algo extremamente raro, também está longe de ser uma visão comum. Isso faz com que suas visitas sempre despertem bastante a atenção de passageiros e pessoal de aeroporto.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias