Um exótico avião L-39 flagrado na praia mais famosa da aviação em viagem rumo ao Brasil

No final de semana, o fotógrafo Beek Jeffers, radicado em Saint Maarten, registrou a rara passagem de um clássico jato do modelo L-39 Albatros pelo mundialmente famoso aeroporto Princesa Juliana, que tem numa de suas cabeceiras a igualmente famosa praia de Maho Beach. O L-39 é um conhecido modelo de aeronave, empregado por décadas no treinamento de pilotos militares.

Jeffers publicou a foto em seu perfil no Instagram e, junto com ela, uma curiosidade na descrição: o destino final da aeronave é o Brasil.

De fato, como reportamos em primeira mão, no mês de agosto houve o pedido junto à ANAC para registro de uma aeronave L-39 Albatros, que no Brasil terá matrícula PP-XLW – um dos raros aviões registrados como PP, nos duas atuais. Quando fez o registro na ANAC, o proprietário informou que a aeronave que estava importando tem número de série 8606 e matrícula anterior N810RC.

Buscando na internet por essa matrícula e número de série, observa-se que a pintura é exatamente igual à do jato fotografado por Jeffers, de modo que existe a chance de tratar-se da aeronave.

O Aero L-39 Albatros é um jato treinador de alta performance, fabricado pela empresa tcheca Aero Vodochody, cujo projeto remonta da década de 1960. Por ter sido uma das primeiras aeronaves de treinamento equipada com motor turbofan, ela ganhou grande popularidade, tendo sido exportada para uma ampla gama de países como treinador militar.

A aeronave flagrada na praia caribenha foi fabricada em 1988, segundo dados da FAA e tem, portanto, 33 anos de idade.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Arma dispara acidentalmente no Aeroporto de Cuiabá (MT)

0
Pouco antes do embarque, o passageiro estava realizando o procedimento de desmuniciamento, quando sua arma disparou acidentalmente.