Um gigante Airbus A380 é visto andando nas ruas pela primeira e última vez

Uma cena incomum foi registrada pela primeira e última vez em Cingapura, quando o maior avião de passageiros do mundo, o Airbus A380, andou pelas ruas da cidade.

Divulgação – CNA

Se voltarmos para 2007, ninguém diria que a cena registrada na última noite seria possível. Naquele ano, o A380 realizava seu primeiro voo comercial no mundo pela Singapore Airlines, companhia aérea de bandeira da cidade-estado asiática.

O voo inaugural para Sydney, na Austrália, mostrava a imponência do avião da Airbus e também como Cingapura estava crescendo. Porém, os anos se passaram e apesar de a cidade ter continuado a brilhar, o A380 foi perdendo sua luz e saindo de cena.

A aeronave que levava até 475 passageiros em quatro classes diferentes na Singapore Airlines, se provou muito cara de operar, sendo rentável em apenas rotas de muito alta ocupação, algo não tão simples de atingir num avião de dois andares que leva tanta gente. Some-se a isso a constante alta do preço do combustível e a pandemia do Coronavírus, que levaram a Singapore Airlines a reduzir a frota substancialmente.

E agora, pela primeira vez, a empresa está desmontando, na sua própria cidade um desses A380 aposentados. Outros que foram devolvidos antes, seguiram rumo a outros locais, como a Europa, antes de serem sucateados.

Como mostrado no vídeo acima, dois aviões foram retirados do Aeroporto Internacional de Cingapura, onde estavam estocados, e foram rebocados até o Centro de Exposições de Changi, num terreno próximo – note que o vídeo erroneamente aponta que foram dois A380, quando, na verdade, foi um A380 e um Boeing 777-200ER.

A passagem pelas ruas da cidade, efetuada durante a noite para evitar problemas co o trânsito, chamou a atenção de muitas pessoas, principalmente de spotters que registraram a despedida do gigante.

Outras imagens, realizadas nesta manhã, já mostram o A380 e o 777 no seu local final, prontos para serem desmontados. Ao lado deles está outro A380, que chegou dias atrás:

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Guarulhos pede a Bolsonaro obrigatoriedade de vacina nos desembarques internacionais

0
O pedido é para que todos os passageiros aéreos que desembarcaram na cidade apresentem o comprovante de vacinação e teste contra a COVID-19.