Início Empresas Aéreas Um jatinho da Embraer foi levado dentro de um avião Antonov do...

Um jatinho da Embraer foi levado dentro de um avião Antonov do Brasil para os EUA

Mais detalhes de uma das últimas passagens do gigante avião Antonov An-124 Ruslan por Viracopos foram reveladas, mostrando um jato da Embraer embarcado no gigante ucraniano.

Divulgação – Antonov Airlines

A imagem, divulgada hoje (25) pela Antonov Airlines, companhia aérea da fabricante de aviões de mesmo nome, mostra um jato Embraer Phenom 300 desmontado saindo do enorme “salão” que é o interior do gigante An-124 Ruslan, em Miami.

A carga foi embarcada no início do mês no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, como mostramos em primeira mão aqui. Na ocasião já era conhecida a carga que o avião ucraniano levaria, mas agora a Antonov revelou mais detalhes.

Para que o jato brasileiro Embraer Phenom 300 pudesse ser levado, ele foi dividido em seis partes, todas elas carregadas a bordo do An-124. A operação foi “de última hora”, com o contrato assinado apenas uma semana antes do voo.

Phenom 300E / Imagem: Embraer

Este fretamento foi feito em parceria com a DB Schenker, divisão de logística da ferrovia federal alemã, a Deutsche Bahn.

Não está claro até o momento por que o jato foi transportado desta maneira, já que o Phenom não é mais fabricado no Brasil, e sim apenas na fábrica da Embraer em Melbourne, nos EUA. Outra curiosidade é que o jato poderia fazer o trajeto até Miami voando, ainda que com várias escalas.

Por estas razões, também não é possível afirmar que seja algo relacionado à Embraer, podendo ser um jato usado que foi desmontado e enviado para a América por algum motivo.

O mais interessante de tudo é que esta operação mostra a capacidade do Antonov, que consegue sem dificuldades levar outros aviões em seu compartimento de carga, além da agilidade do transporte.

Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A