Um raro avião do Quirguistão pousou em Salvador hoje, mas carga é desconhecida

Imagem: Romulo Santana

O Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães, em Salvador, recebeu nesta quarta-feira (15) a rara visita de um jato Boeing 747-200 da companhia aérea Aerostan, com sede no Quirguistão. O voo foi solicitado de última hora e incluído hoje no registro de voos autorizados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

O jumbo quirguiz pousou em Salvador por volta das 6h da manhã, proveniente de Acra (Gana). Quando essa matéria foi escrita, a aeronave ainda estava em solo soteropolitano e tinha programação de partir rumo a Santiago do Chile ainda no começo da manhã.

A Aerostan é uma companhia aérea de carga com sede no Aeroporto Internacional de Bishkek que, concentra-se em voos fretados de carga. Após oito anos sem voos, a empresa reativou seu COA no segundo semestre de 2020, adquiriu aeronaves de segunda mão e começou a vender capacidade de carga aérea em meio à pandemia, num modelo de negócios que vem dando certo.

Não temos detalhes sobre o contratante ou a carga transportada. Essa não é a primeira vez que a empresa realiza voos ao Brasil, em operações anteriores, sempre durante a pandemia, o mesmo modelo de aeronave transportou de EPI da China para o Chile e fez escalas técnicas no Brasil.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Aeroporto do Galeão conquista certificado de gerenciamento aeroportuário de carbono

0
Trata-se de um pontapé inicial para que os aeroportos possam trilhar um caminho de controle e diminuição da emissão de carbono.