Um voo só para homens-aranha, e mais aviões customizados

Homens e mulheres-aranha em voo especial da Jetstar

Enquanto o Superman e o Homem de Ferro são capazes de voar por conta própria para qualquer lugar do mundo, o pobre Homem-Aranha precisa voar em companhias low-cost. Pelo menos, foi isso o que aconteceu quando a japonesa Jetstar fez um voo entre Tóquio e Osaka com 40 homens e mulheres-aranha a bordo.

O voo foi realizado em 2017, em um A320 com decoração especial para a estreia do filme Homecoming. Nele, os vencedores de um concurso se divertiram ao lado de seus ‘irmãos gêmeos.

Foto Jetstar

Os logojets já existem há décadas, mas geralmente eram usados para publicidades diversas de bens de consumo. No entanto, recentemente parece que virou uma tendência a temática “sucessos das telinhas e telonas”. Assim, muitos outros filmes e desenhos famosos deram origem a campanhas com empresas aéreas e pinturas especiais nos mais diversos tipos de aviões.

Em 2013, Air New Zealand foi uma das primeiras companhias aéreas a entrar na onda, repintando em um dos seus Boeing 777 o tema do filme O Hobbit, dirigido por Peter Jackson. Dois anos depois, outro B777 recebeu uma pintura muito mais vistosa, confira nas duas imagens abaixo.

Foto Air New Zealand
Foto de Edwin Leong [CC BY-SA 2.0]

Mais um exemplo muito legal aconteceu em 2015 e 2016, quando a ANA se engajou na estreia de um filme da saga Start Wars e pintou três Boeing 777 especialmente para a série.

Os aviões de guerra nas estrelas são parte de um contrato de cinco anos com a franquia da Disney e até hoje estão pintados desta forma.

A Disney também tem feito várias campanhas através da adesivagem de aeronaves.

Recentemente, um avião da Alaska Airlines recebeu o tema de Toy Story 4, mas também já passaram por aviões o Kung Fu Panda, Moana, Frozen, dentre outros, nas mais variadas empresas aéreas. Confira algumas fotos abaixo.

A belga Brussels Airlines já homenageou, em algumas ocasiões, seu prata da casa, Tintin. Mas nenhuma homenagem foi tão bacana quanto esse A320 pintado especialmente para a série.

No Brasil, esse tipo de ação não é tão comum. O caso mais recente, e talvez o mais bonito, foi o Airbus A320 da TAM com a pintura da adorável arara “Blu” do filme RIO.

Desde que foi lançado em 1996, tudo o que é relacionado ao Pokemon faz um enorme sucesso. Por 23 anos, esse sucesso todo se refletiu também nos Pokemon Jets, um conjunto de aeronaves de grande porte da ANA – All Nippon Airways, que coloriram os céus do mundo com desenhos de Pikachu e companhia.

Poucas pessoas do meio aeronáutico ou que curtem aviação nunca viram uma foto (ou ouviram falar) desses aviões, o que lhes coloca no hall dos mais populares aviões com pinturas especiais já feitos.

Carlos Ferreira

É profissional de marketing e pesquisador de temas relacionados à aviação há quase duas décadas. Leva a câmera fotográfica para onde vai e faz mais fotos de aviões do que dos passeios. Responsável pela linha editorial da revista eletrônica AEROIN.net.