Uma centena de 787 na China! Boeing entrega 100º Dreamliner chinês

Na China, o gosto pelo 787 Dreamliner é forte, e agora a Boeing comemora a recente entrega do 100º Dreamliner de compra direta do país, para a companhia aérea Juneyao.

Boeing 787 Juneyao 100 China
100º 787 Dreamliner chinês – Imagem: Boeing

Este 787-9 possui um adesivo especial no nariz para destacar o marco. Segundo informações da Boeing, o avião partiu de Paine Field em Everett, Washington, para a base principal da empresa aérea em Xangai, na China.

Boeing 787 Juneyao 100 China
Adesivo comemorativo no 787 – Imagem: Boeing

O primeiro Dreamliner entrou na China em 2013 e, em seis curtos anos, ganhou popularidade entre as transportadoras devido à sua eficiência de combustível e experiência agradável aos passageiros. O avião abriu 13 novas rotas dos principais hubs da China para todo o mundo, que não eram possíveis antes do avião entrar em serviço. Mais de 75 rotas são operadas pelo Dreamliner nos principais hubs da China.

Para a Juneyao, esse Dreamliner – o sexto, com mais quatro a serem entregues – significa que eles poderão ligar Xangai, na China, a Atenas, na Grécia, em meados de 2020.

“Estamos honrados em receber este avião especial”, disse Wang Junjin, presidente da Juneyao Airlines. “O 787 está desempenhando um papel cada vez mais importante em nossa frota, tornando-se um dos nossos carros-chefe de trabalho”.

Boeing 787 Juneyao 100 China
Imagem: Boeing

Boeing 787 Juneyao 100 China
Imagem: Boeing

Commercial Market Outlook da Boeing prevê forte demanda por aviões na região nos próximos 20 anos. Até 2038, o crescimento da população e do tráfego na China exigirá um boom na necessidade de deslocamento de pessoas.

O início do Dreamliner na China

O primeiro Dreamliner a chegar na China foi revelado pela Air China em 2013. A grande cerimônia realizada pela companhia marcou o início de uma tendência crescente, e muitas outras companhias aéreas chinesas também começaram a receber suas encomendas do 787.

Agora, a partir de hoje, existem 100 Dreamliners em operação na China, em serviço para seis companhias aéreas diferentes.

A Hainan Airlines possui a maior frota, com 34 em serviço até o momento, dividida entre 10 do menor 787-8 e 24 do intermediário 787-9. Em seguida vem a China Southern, com um total de 19, sendo 10 unidades do -8 e 9 unidades do -9.

A Air China, a primeira a pegar um Dreamliner, possui uma frota de 14, todos da variante 787-9. A Xiamen Airlines possui 12 unidades, divididas igualmente entre as variantes -8 e -9, enquanto a China Eastern opera uma frota de 10, todas elas 787-9. Mais 5 unidades estão espalhadas entre outras companhias.

Apesar de ser o menor cliente do 787 na China, com agora seis em sua frota, a Juneyao é importante para a Boeing, pois foi a primeira não estatal do país a operar o modelo.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias