Uma das poucas a usar o 747-400 de passageiros, Rossiya chega a 100 aviões na frota

Boeing 747-400 da Rossiya – Imagem: IRONHIDE / CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

A Rossiya Airlines, empresa russa do Grupo Aeroflot e uma das três maiores transportadoras aéreas da Rússia em termos de número de aeronaves operadas na frota, anunciou que sua frota chegou a 100 aeronaves. A companhia é conhecida por ser uma das poucas do mundo que utiliza o Boeing 747-400 para transportar passageiros.

O núcleo da frota de Rossiya consiste em aviões russos Superjet 100. Há 42 deles na frota, muitos dos quais vêm sendo gradativamente transferidos da Aeroflot enquanto outros são recebidos de fábrica. Hoje, a Rossiya continua a reforçar a sua posição no ranking das maiores companhias aéreas em termos de número de aeronaves em operação e também é líder em termos de número de aeronaves russas utilizadas nos voos.

Segundo a companhia, a reposição da frota com novos aviões russos permite a ela não só abrir novos destinos e expandir a malha aérea, mas também aumentar a frequência dos voos. A ocupação em muitas rotas chega a 100%.

Superjer 100 da Rossiya – Imagem: Anna Zvereva / CC BY-SA 2.0, via Flickr

De acordo com os planos de desenvolvimento da Rossiya, até o final de 2021 a frota da transportadora incluirá 66 unidades do Superjet 100. Até o final de 2022, esse número chegará a 87 unidades. No próximo ano, a companhia aérea planeja receber os primeiros aviões russos MC-21, concorrente das famílias 737 MAX e A320neo.

Apesar do intenso uso de equipamentos nacionais, a companhia aérea destaca que não se recusa a operar aeronaves estrangeiras, que operam voos regulares e voos turísticos da malha de rota de grande escala da Rossiya.

A base da frota de aeronaves estrangeiras é composta pelos aviões da família Airbus 320 (vinte A319 e sete A320), mas a companhia aérea é uma das três líderes mundiais em número de aeronaves Boeing 747-400, com 9 unidades. Há também 10 jatos 777-300ER e 12 737-800.

A frota de aeronaves da Rossiya está concentrada nos aeroportos de Moscou (Sheremetyevo) e São Petersburgo (Pulkovo). A rede de rotas total de Moscou conta com 40 destinos, e de São Petersburgo são 58. No total, as aeronaves da companhia operam em 67 rotas russas e 32 rotas internacionais.

Com informações da Rossiya

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias