Uma sandália simples pesando meio quilo alertou policiais do aeroporto de Miami

Uma apreensão de drogas no Aeroporto Internacional de Miami teve uma característica diferente por conter uma quantidade relevante de entorpecente embutida de forma engenhosa em um par de simples sandálias. A notícia foi compartilhada por oficiais da Alfândega e Proteção de Fronteiras (CBP) dos EUA em suas redes sociais.

Segundo os agentes, um homem que chegava da Jamaica tentou contrabandear mais de meio quilo de cocaína dentro de um par de sandálias. Ao ser abordado pelos agentes, no dia 19 de fevereiro, ele negou ter algo ilegal, mas o elevado peso de um calçado simples chamou a atenção dos oficiais. Céticos de que pudesse ser qualquer recurso ortopédico, os policiais pediram que o homem vestisse a sandália e caminhasse, ficando evidente que havia algo estranho, já que enquanto o rapaz se deslocava, o apetrecho saía do seu pé.

Após concluírem que seria impossível caminhar na praia com a indumentária, os policiais resolveram investigar mais a fundo. Escondido de forma engenhosa, eles encontraram uma substância pulverulenta branca e um pequeno balão de droga, ou pelota. O total de drogas na bagagem do rapaz chegou a 1,3 quilo, sendo 500 gramas só nos calçados. O teste de campo deu positivo para cocaína.

Ao contrário do personagem da famosa canção de Jimmy Buffett, “Margaritaville”, este homem que “estourou o chinelo” não conseguiu “voltar para casa”. Em vez disso, ele foi enviado a um hospital de Miami-Dade para um raio-X antes de ser colocado sob custódia dos federais.

Isso porque, ao ser interrogado, o viajante “admitiu ter engolido cocaína”, disseram os policiais em seu relatório. O raio X mostrou a presença de objetos estranhos e o indivíduo posteriormente defecou 28 embalagens com teste positivo para cocaína”, disse o relatório da alfândega.

“Engolir drogas é um método extremamente perigoso de dissimulação e os oficiais da CBP são altamente qualificados para impedir tentativas de contabando”, disse Robert Del Toro, Diretor Interino do Porto do Aeroporto Internacional de Miami, em um comunicado. “É importante deter esse tipo de atividade ilegal, que pode ser fatal se uma pelota explodir”.

Vernon Foret acrescenta o Diretor de Operações de Campo do Escritório de Campo de Miami / Tampa: “Contrabandistas que procuram trazer drogas ilícitas serão apanhados independentemente do método de ocultação”.

Esta não é a primeira vez que calçados não passaram na avaliação dos despachantes aduaneiros recentemente. Em 11 de fevereiro, Del Toro postou uma conta no Twitter da prisão de um passageiro que tentou contrabandear 0,43 kg de cocaína dentro de um par de tênis.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias