Início Empresas Aéreas Única aérea do mundo financiada por crowdfunding estreia em maio com aviões...

Única aérea do mundo financiada por crowdfunding estreia em maio com aviões E190

No final do ano passado, residentes da capital suíça de Berna se mobilizaram numa iniciativa inédita, quando decidiram criar sua empresa aérea por conta própria. Agora, a empresa define suas rotas e abre seu site para reservas.

Segundo informações do Routes Online, num primeiro momento, serão oferecidas quatro rotas a partir de Berna. Os voos serão operados por aviões Embraer E190 alugados da Helvetic Airways e as rotas iniciais serão para Jerez de la Frontera (a partir de 18 de maio), Mahon (10 de maio), Olbia (12 de maio) e Palma de Mallorca (2 de maio).

Como a flyBAIR captou os recursos?

Estamos diante da primeira companhia aérea criada por iniciativa popular no mundo cujos fundos foram levantados pela internet, através de financiamento coletivo (crowdfunding). O projeto foi um sucesso e superou todas as metas de arrecadação ao longo da campanha.

Em seu site flybair.ch, a companhia explica que os criadores decidiram solicitar apoio local porque acreditavam que já passava da hora de uma companhia aérea conectar a capital suíça de volta aos destinos europeus, e que seus concidadãos concordavam totalmente com isso. Antes, a única aérea que operava por lá, a SkyWork Airlines, faliu no final de 2018.

Atualmente, o terminal não possui voos comerciais e, para pegar um avião, os viajantes devem percorrer cerca de 75 quilômetros para chegar a Zurique, ou cerca de 150 quilômetros para Genebra.

No entanto, o plano de negócios não parece tão “louco” assim, pois toda a operação será ‘terceirizada’; isto é, os voos serão comercializados pelos operadores turísticos Hotelplan e TUI Suisse, enquanto que as operações permanecerão nas mãos da companhia aérea suíça Helvetic.

Outra coisa legal do projeto é que os equipamentos alugados são um um turboélice Dash Q400 e o bi-reator Embraer E190, produzido no Brasil.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.