Única companhia aérea do mundo a voar o Ilyushin 62 terá mais um avião do modelo

Foto de Toshiro Aoki (www.jp-spotters.com)

A empresa aérea bielorrussa Rada Airlines acaba de negociar a aquisição de mais um avião Ilyushin Il-62, que será incorporado com a matrícula EW-564TR. Antes disso, o jato voava como aeronave presidencial do governo de Gâmbia com registro C5-RTG. Esse será o terceiro Il-62 da Rada, única empresa aérea do mundo a voar com jatos desse modelo.

O Ilyushin Il-62 é um jato da era soviética de corpo estreito (um corredor, ou narrowbody) de longo alcance, concebido em 1960 pela fabricante Ilyushin. Foi o sucessor do turboélice Il-18 e tinha capacidade para quase 200 passageiros e tripulação.

O avião entrou no serviço comercial em 15 de setembro de 1967 com um voo inaugural de passageiros de Moscou a Montreal operado pela Aeroflot. Ao longo da história, operadores de mais de 30 nações tiveram o Il-62 em suas frotas, a maioria delas países da URSS e simpatizantes.

Nos dias de hoje, além dos jatos da Rada, há apenas um pequeno punhado de aeronaves desse modelo voando, mas sempre em missões militares, em lugares do oriente, sobretudo na Rússia.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias