Único Airbus A380 a voar numa companhia lusófona realiza seu último voo

A portuguesa Hi Fly informou ontem, 15 de dezembro, que o seu único Airbus A380, que também é o único superjumbo a operar numa empresa lusófona (de um país que fala português), fez seu último voo comercial.

De matrícula 9H-MIP, o jato foi o terceiro A380 entregue originalmente à Singapore Airlines, que o aposentou em 2017. Um ano depois, já em julho de 2018, a aeronave foi para a empresa Hi Fly.

A Hi Fly é uma empresa aérea portuguesa que não realiza voos regulares, mas tem uma frota de aviões que disponibiliza para fretamentos, podendo ser contratada para fornecer apenas o jato com tripulação, via “Wet Leasing”, ou todo o conjunto de serviços para uma operação especificada, o chamado serviço “Charter”.

O A380, como outras aeronaves de sua frota, são registrados na subsidiária maltesa, a Hi Fly Malta, provavelmente para economizar em tributos, no que é conhecido como “bandeira de conveniência”. Mesmo assim, o jato era baseado no Aeroporto de Beja, em Portugal.

Por causa do coronavírus, a aeronave realizou diversos voos cargueiros, mesmo sendo um avião de passageiros, sendo um dos poucos gigantes A380 a fazer isso no mundo (ao lado de um jato da Malaysia Airlines e dois da Emirates, recentemente empregados para a carga aérea). A última missão do jato foi um voo para Xangai, onde recolheu um carregamento de suprimentos médicos para a Alemanha.

Da Alemanha, a aeronave voltou para sua base em Beja, onde ficará até o dia 17, quando será devolvido à companhia de leasing, a Doric Aviation, que segundo o portal PlaneSpotters é a dona do avião. A aeronave não tem futuro definido, podendo ser vendida (ela atualmente está listada em sites de compra e venda de aviões), estocada ou até mesmo desmontada.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias