Único avião Airbus A380 a ser baseado em Portugal nunca mais decolará

Um dos exemplares mais antigos do Airbus A380, e o único na história a ser baseado em Portugal, nunca mais voltará a decolar. A informação está confirmada a partir de fotos que emergiram na internet nessa semana, mostrando a aeronave já parcialmente desmontada no aeroporto de Tarbes, na França.

No final do ano passado informamos no AEROIN que o único Airbus A380 da companhia aérea portuguesa Hi Fly estava saindo de serviço definitivamente. O jato de número de fabricação 006, adquirido da Singapore Airlines, era baseado em Beja (Portugal), mas utilizava a matrícula maltesa 9H-MIP. No fim de 2020 ele teve suas “botas penduradas” e foi levado para a sede da Airbus em Toulouse (França), onde teve a pintura removida.

Depois, partiu em translado até Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, onde permaneceu até 15 de março e, então, decolou de volta para Toulouse, porém, dessa vez para uma rápida passagem de apenas um dia. Por fim, em 16 de março, o A380 partiu às 13:24 para um voo de aproximadamente 26 minutos até o Aeroporto Tarbes Lourdes Pyrénées, também na França, seu destino final.

Tarbes é conhecida na aviação mundial por ser destino de armazenamento de aviões fora de operação, tendo recebido muitos deles neste período da pandemia, mas é também onde ocorrem desmontagens de jatos aposentados, já que existe uma base da TARMAC Aerosave, empresa especializada em preservação e desmontagem de grandes aviões, como o Airbus A380.

O fim para o superjumbo agora torna-se evidente e, certamente ele servirá como fonte de peças de reposição para outras aeronaves mais novas do mesmo modelo. A foto de Jean Lug Blandin e compartilhada no perfil Air Plus News do Twitter revela o estado atual do jato.

Nos últimos meses, com a pandemia batendo forte, várias empresas aéreas decidiram pela retirada total ou parcial de seus A380, como Air France, Lufthansa, Qatar, entre outras, defendendo que o modelo não entrega a eficiência de custos necessária para o futuro próximo.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias