Único avião ATR 72-600 corporativo do mundo faz voos rasantes em São Paulo

Um avião turboélice ATR 72-600, que é o único corporativo desse modelo no Brasil e no Mundo, chamou a atenção em voos rasantes no interior paulista.

A aeronave é um turboélice bimotor ATR 72-600, modelo que é bastante utilizado no Brasil pela Azul e pela VOEPASS em voos comerciais por todo o país. Mas este exemplar, em específico, pertence ao grupo industrial, de logística e energia brasileiro Imetame Group, sendo o primeiro e único exemplar do ATR 72-600 sendo usado como aeronave corporativa no mundo.

O Imetame opera essas aeronaves para transporte de sua equipe entre suas bases de operação e visa proporcionar mais conforto, segurança e maior tempo dos funcionários com suas famílias, já que o tempo gasto nas viagens reduz significativamente por voarem direto aos seus destinos, sem usar a malha aérea das grandes empresas.

Isso ocorre por que o Imetame, ao invés de contratar mão-de-obra no local dos serviços realizados fora do Espírito Santo, tem a cultura de levar a própria equipe de Aracruz para as obras fora do estado. O avião modelo ATR com capacidade para 72 passageiros atua de norte a sul do Brasil levando os colaboradores para as obras ou trazendo-os de volta nas “paradas de fábricas”. Além disso, em certas ocasiões, quando o colaborador passa o final de semana na obra, a sua família (esposa e filhos) podem viajar na aeronave da empresa para visita-lo.

E anteontem, 4 de novembro, a aeronave decolou de Bauru e foi até Itápolis, ambas cidades do interior paulista. Nesta segunda cidade fez duas passagens baixas de tirar o fôlego que foram captadas por pilotos locais e que estão disponíveis nos vídeos que ilustram essa matéria (espere carregar).

A primeira passagem foi a 248 nós (459km/h) e a segunda foi em velocidade pouco menor, porém mais baixa, a apenas 1.900 pés (579 metros) de altitude em relação do nível do mar, o que daria algo em torno de 50 metros acima do nível da pista. O motivo exato por trás do voo e dos rasantes não são conhecidos.

Trajetória do voo no aplicativo FlightRadar24
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias