United Airlines investe em aeronaves para 4 passageiros

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

A United Airlines anunciou na quarta-feira (10) que planeja usar aeronaves eVTOL para transportar até quatro passageiros de e para seus principais hubs. Em um anúncio conjunto com seu parceiro regional Mesa Airlines, a transportadora disse que pretende adquirir até 200 unidades do modelo totalmente elétrico da Archer Aviation, startup da Califórnia que espera obter a certificação para seu modelo até 2024.

O valor do negócio de até US$ 1,5 bilhão e implica um preço unitário para o eVTOL de US$ 7,5 milhões. No entanto, a confirmação do pedido e das entregas permanece dependente de a aeronave obter a certificação de tipo FAA e iniciar o serviço comercial. 

Os detalhes operacionais permanecem vagos por enquanto. O anúncio descreveu o acordo como um “acordo de colaboração” para “estreita cooperação entre a United Airlines e a Archer em uma abordagem de comercialização que enfatiza a tecnologia existente e o design consistente para facilitar as aprovações regulatórias e a fabricação eficiente”.

De acordo com a United, usar o Archer eVTOL para uma viagem entre Hollywood e o Aeroporto Internacional de Los Angeles cortaria pela metade as emissões de carbono de cada passageiro em comparação com uma viagem de automóvel, com base nos números médios de ocupação de veículos nos Estados Unidos. 

“Com a tecnologia certa, podemos reduzir o impacto que as aeronaves têm no planeta, mas temos que identificar a próxima geração de empresas que farão disso uma realidade e encontrar maneiras de tirá-las do chão”, disse o CEO da United, Scott Kirby . 

A Archer disse que vai revelar um protótipo em escala real de sua aeronave ainda este ano. A empresa projetou a aeronave, que terá um piloto a bordo, para voar até 100 quilômetros a velocidades de até 200 km/h.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias