Nova empresa a voar com aviões Embraer 145 recebe sua 1ª aeronave

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Avião Embraer ERJ-145 United Nigeria
Imagem: United Nigeria

Conforme anunciamos em setembro passado, os bem-sucedidos aviões regionais ERJ-145 fabricados pela Embraer ganhariam uma nova operadora, que havia anunciado planos de iniciar voos com uma frota de cinco jatos brasileiros.

A companhia aérea privada United Nigeria, do país africano de mesmo nome, já tinha até mesmo aviões pintados em suas cores, embora ainda não os tivesse recebido, conforme vídeo divulgado no final de junho:

Agora, uma nova atualização sobre a companhia aérea revela que o primeiro dos Embraer 145 está sendo recebido por ela e já partiu na manhã da última quinta-feira, 19 de novembro, do aeroporto em que estava armazenado para o translado rumo à Nigéria.

A aeronave está registrada sob a matrícula 5N-BWY e partiu de Keflavik, na Islândia, rumo a Shannon, na Irlanda, sua primeira parada técnica no deslocamento que, segundo o Newsaero, terminará em Lagos, a capital nigeriana.

A nova empresa aérea foi lançada por Obiorah Okonkwo, um empresário nigeriano bilionário que, segundo a Comissão de Promoção de Investimentos da Nigéria, é um cientista político treinado na Rússia e magnata dos negócios de Ogidi, no estado de Anambra, também conhecido pelo The Dome, seu centro de eventos de tirar o fôlego na cidade de Abuja.

Algumas fotos dos Embraer da United Nigeria mostram que ao menos dois deles foram batizados pelo empresário com os nomes “Nossa mãe Maria do Milagre” e “Abençoado Iwene Tansi”.

Em setembro, Obiorah indicou que sua equipe estava em fase final de obtenção do Certificado de Operador Aéreo (COA). Segundo ele, a empresa, sediada no Aeroporto Internacional Akanu Ibiam, da cidade de Enugu, poderá levantar voo até o final do ano.

Vamos começar com voos domésticos. Os nigerianos devem esperar um serviço rápido e eficiente da nossa parte. Faremos o nosso melhor para fazer a diferença no setor”, disse ele. “Estamos começando com cinco aeronaves, por enquanto, e então aumentaremos nossa frota conforme consolidamos as operações e desenvolvemos nossas rotas. Basicamente, voaremos de Enugu, nossa base, e faremos rotas regulares para Abuja, Lagos, Port Harcourt, Asaba e Owerri”.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias