Um urso no aeroporto espantando macacos da pista de pousos?

Quem vai para o Aeroporto Internacional Sardar Patel, na Índia, agora pode se deparar com a inusitada cena de um urso perseguindo macacos, conforme mostram vídeos que circulam pelas redes sociais.

Vídeo Funcionário Aeroporto Vestido Urso Macacos

Para garantir a segurança dos passageiros, a autoridade do aeroporto localizado em Ahmedabad decidiu “contratar um urso” para espantar os macacos chatos que têm causado incômodos no local.

Mas, antes de pensar em chamar o controle de animais, os viajantes precisam saber que se trata de um funcionário do aeroporto em uma fantasia (um tanto quanto estranha) de urso.

Essa ideia única foi adotada pela Autoridade Aeroportuária da Índia (AAI), alegando que havia uma ameaça significativa para os macacos e que isso dificultava várias atividades operacionais do aeroporto.

O funcionário vestido de urso – Imagem: Ahmedabad Mirror

“Queríamos ser proativos e tentar algo novo”

Embora já existam 25 funcionários cujo trabalho é garantir que nenhuma ameaça aos animais atrapalhe as operações, essa ideia única foi dada pelo diretor do aeroporto, Manoj Gangal.

“A segurança dos passageiros é uma prioridade para nós. Há um bom número de langurs na área operacional do aeroporto. Os funcionários do Controle de Tráfego Aéreo e outros funcionários tentam afastá-los, mas pensamos em ser mais pró-ativo: sabemos que os langurs têm medo de ursos. Como temos uma equipe dedicada no aeroporto para espantar pássaros e animais que podem pôr em risco a segurança de aviões e passageiros, pensamos em empregá-los para atuarem como ursos e assustar os macacos. Os langurs são rápidos, apesar de bastante pesados. Eles podem representar perigo para as aeronaves. Estamos esperando bons resultados.”

De acordo com os dados compartilhados pela autoridade aeroportuária, em abril de 2019, houve pelo menos dois voos desviados e mais dez atrasados ​​devido a 15 macacos que entraram na área operacional do aeroporto.

Em abril de 2017, o Controle de Voo teve que manter dois aviões no solo, enquanto vários oficiais assumiram a tarefa de expulsar os macacos. Existem vários outros casos em que os animais entraram nas pistas e causaram prejuízos devido a voos cancelados ou atrasados ​​significativamente.

Vários animais vagam pela área

As autoridades também compartilharam que, como o aeroporto de Ahmedabad fica nos arredores da cidade e rodeado de muita vegetação, vários animais vagam pela área. Esta é a principal razão pela qual vários funcionários têm a tarefa dedicada de afugentar os invasores.

Embora este seja um passo inicial dado pelas autoridades, pode-se ver nas imagens que parece estar sendo efetivo em afugentando os primatas:

Murilo Basseto

Formado em Engenharia, foi um dos líderes do Urubus Aerodesign da Unicamp e um dos responsáveis por alçar o grupo à elite mundial da engenharia aeronáutica universitária. Atualmente é Editor-Chefe do AEROIN.