Marinha Americana recebe Gulfstream modificado para rastrear mísseis

A Marinha Americana (US Navy) declarou oficialmente que recebeu o seu primeiro jato NC-37B, uma versão altamente modificada do consagrado jato executivo Gulfstream G550.

avião jato gulfstream g550 nc-37b




A aeronave terá uma missão muito específica: rastrear os mísseis e foguetes lançados pelos próprios EUA (e, em caso de guerra, dos inimigos), acompanhar suas trajetórias, comportamento e também controlar o espaço aéreo em torno dele.

Esta função estava sendo exercida pelo jato embarcado S-3 Viking, já aposentado de serviço. O Gulfstream, assim como o Viking, estará baseado no esquadrão VX-30 de Avaliação e Teste, baseado na base aeronaval de Point Mugu, a Oeste de Los Angeles próximo à praia de Malibu.

O NC-37B é uma versão modificada do G550 AEW&C de controle e alerta aéreo antecipado, que em relação ao jato executivo original possui um nariz alongado, fuselagem alargada nas laterais e um cone de cauda, além de outras modificações.

O jato acompanhará os lançamentos em Cabo Canaveral na Flórida, no Havaí e na Base Aérea de Vandenberg, apenas alguns minutos ao norte de sua base em Point Mugu. A aeronave será responsável também por evitar que aeronaves ou barcos se aproximem de maneira acidental ou deliberada da trajetória de algum míssil.

Sua grande quantidade de sensores permite que a aeronave exerça a função de AEW&C e de SAR (Busca e Salvamento). No nariz o NC-37B conta com um radar marítimo APS-143C(V)3 OceanEye. Nas laterais expandidas estão instalados equipamentos de telemetria para acompanhar o míssil/foguete em voo.

Radares nas bandas S e L também devem equipar a aeronave juntamente com um conjunto de câmeras de alta definição e antenas. A expectativa é que a aeronave esteja completamente operacional em 2021.

Com informações do The Drive.

Galeria de Imagens: Domingo Aéreo na AFA 2018

Carlos Martins

Despertou a paixão pela aviação em 1999 em um show da Esquadrilha da Fumaça. Atualmente é Piloto Comercial, Despachante, Bacharel em Ciências Aeronáuticas, membro da AOPA e veterano da Western Michigan University #GoBroncos