Vazamento de dados afeta dois milhões de passageiros de grandes companhias aéreas

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

people night dark laptop
Foto de Mikhail Nilov via Pexels.com

A SITA, empresa de tecnologia e sistemas para o setor aeronáutico, confirmou, por meio de nota, que foi vítima de um ataque cibernético, levando a um incidente de segurança envolvendo o vazamento de dados que estavam armazenados nos seus servidores que, por sua vez, processam informações de passageiros para companhias aéreas.

A nota foi emitida apenas na quinta-feira (4), em confirmação à gravidade do incidente de segurança de dados que ocorreu em 24 de fevereiro de 2021. Segundo a empresa, medidas imediatas para contatar os clientes afetados e todas as organizações relacionadas foram tomadas.

“Reconhecemos que a pandemia da COVID-19 levantou preocupações sobre ameaças à segurança e, ao mesmo tempo, os cibercriminosos se tornaram mais sofisticados e ativos. Este foi um ataque altamente sofisticado. A SITA agiu rapidamente e iniciou medidas de contenção. O assunto continua sob investigação contínua pela Equipe de Resposta a Incidentes de Segurança da SITA com o apoio dos principais especialistas externos em segurança cibernética”, disse a empresa em nota.

Segundo o site Skift, as seguintes companhias já confirmaram terem sido afetadas e contataram seus passageiros: Cathay Pacific, Finnair, Japan Airlines, Jeju Air, Lufthansa, Malaysia Airlines, New Zealand Air, SAS, Singapore Airlines, United Airlines, American Airlines e British Airways. De todas essas, a mais afetada parece ser a Lufthansa com 1,3 milhão de registros vazados.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Torre de Controle de aeroporto foi destruída em incêndio descontrolado que...

0
A Torre de Controle e outras instalações abandonados no entorno de um antigo aeroporto foram completamente destruídas por um incêndio.