Vazamento em motor PW4000 leva pilotos a desviarem MD-11 no meio do voo

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Avião MD-11F UPS
MD-11F da UPS – Imagem: Anna Zvereva / CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

Um problema com um motor da série PW4000 levou os pilotos de um avião cargueiro a desviarem-se do destino no meio da rota, para um pouso não programado, na última terça-feira, 23 de fevereiro.

As informações sobre a ocorrência, divulgadas pelo site especializado The Aviation Herald, indicam que a aeronave envolvida foi o McDonnell Douglas MD-11F registrado sob a matrícula N289UP, operado pela companhia aérea norte-americana UPS – United Parcel Service.

O trimotor cargueiro estava realizando o voo de número 5X-2984 do aeroporto de Louisville, principal hub da UPS, para o Seattle Boeing Field, ambos nos Estados Unidos, e mantinha 34 mil pés de nível de voo de cruzeiro quando, cerca de 100 milhas náuticas (185 km) ao norte de Denver, a tripulação relatou ao controle de tráfego aéreo que havia um problema.

O óleo de um dos motores, modelo PW4460 fabricado pela Pratt & Whitney, estava vazando e, portanto, a decisão foi por desviar para Denver. A mudança de trajetória foi iniciada cerca de 2 horas e meia após a decolagem.

O momento da mudança de trajetória do MD-11 – Imagem: FlightRadar24

O MD-11F pousou com segurança na pista 35L de Denver cerca de 30 minutos depois do desvio, e os serviços de emergência, que foram acionados para aguardar próximos à pista, informaram que não foi detectado nenhum incêndio.

No momento da publicação desta matéria, a aeronave de ocorrência ainda estava em solo em Denver, cerca de 40 horas após o pouso.

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Um Iphone esmagado quase colocou fogo em um Boeing 787 a...

0
Boletim final apresenta detalhes do incidente envolvendo um Iphone que pegou fogo a bordo, em um voo da British Airways.