Novamente, veículo de solo bate em avião da LATAM, agora no Airbus A350 XWB

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Pela terceira vez nos últimos 9 meses, e pela segunda vez no Aeroporto Internacional de Guarulhos, um veículo de apoio de solo atingiu um avião da LATAM, desta vez o novo Airbus A350-900 XWB.

Airbus A350XWB LATAM

O caso aconteceu neste domingo, 7 de junho, e envolveu um Airbus A350-900 de matrícula PR-XTI, enquanto a aeronave estava estacionada no pátio, próximo ao Terminal 3 de Guarulhos.

Nas fotos é possível ver que um trator daqueles que puxa a carreta (“dolly”) de cargas e bagagens, colidiu com o motor direito do Airbus A350 XWB, danificando sua carenagem.

Aparentemente, os danos não foram extensos, mas concentrados no motor, cuja nacele sofreu um rasgo. Como o buraco na carenagem não foi apenas superficial, os danos podem ter afetado, ainda que de maneira leve, componentes e/ou sistemas do motor.

Ainda não há informações sobre as causas do incidente e se alguém ficou ferido.

Em nota, a LATAM disse:

A LATAM Airlines Brasil confirma que, durante procedimento de retirada de cargas ontem (07/06) em Guarulhos, houve colisão em solo do trator de descarregamento com a aeronave Airbus A350 (PR-XTI). A companhia ressalta que nenhum funcionário se feriu e as causas do incidente estão sendo investigadas”.

Com o caso de ontem, já são cinco os incidentes de solo, de que se tem notícia, envolvendo aviões da LATAM nos últimos 9 meses. Três deles envolvendo a colisão de veículos contra aeronaves, e outros dois de aeronaves se chocando entre si enquanto eram manobradas.

Quatro destes cinco incidentes de solo ocorreram envolvendo a terceirizada Orbital, que assumiu os serviços de solo da LATAM em Guarulhos e Galeão em agosto de 2018, substituindo funcionários orgânicos da companhia.

Os incidentes reportados foram:

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Aeroporto Internacional de Viracopos

Polícia Federal investiga tráfico internacional de drogas pelo aeroporto de Campinas

0
A Polícia Federal faz hoje (1º) a Operação Lavaggio III para investigar acusados de enviar drogas para a Europa pelo Aeroporto de Viracopos