Início Sem categoria

Veja a apresentação do MC-21 com motores russos no Dubai Air Show

Cenas do vídeo que você verá abaixo nesta matéria

Após uma belíssima apresentação do novo Boeing 777X, agora trazemos a você leitor o voo do novo MC-21-310 equipado com novos motores russos PD-14, que também participa do programa de voo do Dubai Airshow 2021. O voo dura cerca de 10 minutos, sendo comandado por uma tripulação de pilotos de teste da Irkut Corporation, composta por Vasily Sevastyanov e Andrey Voropayev.

O voo de demonstração incluiu uma série de elementos que mostram as capacidades do avião, como uma subida rápida até 800 metros, curvas com subida e descida, uma derrapagem de 45 graus a uma velocidade mínima de 210 km/h, uma curva de carga de 2g e uma passagem na altitude de 100 metros saudando os visitantes com o balanço das asas.

O Dubai Airshow 2021 é o local de estreia internacional da nova aeronave criada pela UAC com motores PD-14 produzidos pela Rússia. Cabines de classe executiva e econômica foram parcialmente instaladas no avião para exibir as vantagens do MC-21, como uma passagem alargada entre os assentos, possibilitada pela fuselagem mais larga de sua classe. 

O MC-21-310 pousou em Dubai em 10 de novembro de 2021. A aeronave realizou um voo direto de Zhukovsky, na região de Moscou, para o Aeroporto Al Maktoum. Durante o voo, o avião percorreu cerca de 3.700 km, sendo parte da rota sobre o mar. De acordo com o relato da tripulação, o voo ocorreu de acordo com o protocolo.

A ideia da fabricante russa é que o modelo possa concorrer com os jatos do porte das famílias Boeing 737 e Airbus A320. O MC-21 padrão tem capacidade para 132 a 163 passageiros em uma configuração de duas classes e 165 a 211 em uma única classe. Seu alcance é de até 6.400 km. Até o momento, são cerca de 200 pedidos firmes e quase 150 intenções de compra, todas vindas de empresas aéreas russas.

Segundo previsões, a fabricante espera obter o certificado de homologação russo ainda em 2021 e o europeu um ano depois. Se isso funcionar, a fabricante poderá entregar o primeiro MC-21 no final de 2022.

O mapa abaixo ilustra a trajetória da demonstração da aeronave no Dubai Airshow.

Trajetória da aeronave durante sua apresentação – Imagem: RadarBox

Com informações da Irkut Corporation

Leia mais:

Sair da versão mobile