Veja ao vivo no radar por onde está voando o trenó de Papai Noel

Noel

É tempo de Natal e o trenó do Papai Noel já está fora da oficina, voando pelo mundo. O trenó tem a matrícula HOHOHO e está atualizado com o mais recente equipamento de transponder ADS-B, então ele já pode ser visto cruzando os céus do mundo.

Mas ele é muito rápido. Os 9 potentes motores “Rangifer Tarandus” (nome científico da rena), fazem com que ele possa alcançar velocidades hipersônicas em menos de um segundo. Acompanhá-lo no radar, requer atenção.

Com cerca de 1.750 anos, é a estrutura voadora mais antiga do mundo, mas, mesmo assim, a aeronave tem total condição de operar em condições IFR (de voo por intrumentos) e chegar ao mundo todo, faça chuva ou faça sol. Para permitir que o Papai Noel voe pelo mundo, ele teve que registrar seu voo como SANTA1.

Como rastrear

Para rastrear o Papai Noel no Flightradar24, visite esse link especial (abra pelo browser de sua preferência). Para ter a imagem do trenó ao vivo, você precisa de um cadastro gratuito e, então, basta pressionar o botão 3D, conforme destaca a imagem abaixo.

A ação do FlightRadar24

Já há cerca de 10 anos, desde que foi criado, que a plataforma de rastreamento de voos FlightRadar24 aumenta a fantasia das pessoas de todo o mundo nessa época do ano com a possibilidade de acompanhar o trenó do Papai Noel ao vivo no mapa.

Obviamente, não há aeronave nenhuma voando, mas sim é um plot de radar fictício criado pelos programadores do aplicativo de rastreamento. Ainda assim, é um MUST para o Natal daqueles que acompanham voos e a aviação durante todo o ano.

Onde Noel está agora? Feliz rastreamento e um feliz Natal para todos!

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias