Veja como foi a experiência de voar usando o ‘Modo Azul’ pela primeira vez

A Azul Linhas Aéreas lançou na última quinta-feira, dia 17 de junho, seu novo produto gratuito a bordo das aeronaves, o “Azul Wi-fi” ou também chamado de “Modo Azul”, e o AEROIN esteve presente na ocasião.

Airbus A320neo - Azul Linhas Aéreas
Airbus A320neo Azul Linhas Aéreas no Aeroporto Internacional de Confins

A convite da empresa aérea, embarcamos no voo que partiu do Aeroporto Internacional de Viracopos até Confins, durante o lançamento oficial do produto – ainda que a empresa já venha testando a conectividade a bordo em algumas rotas selecionadas nos últimos meses, o release oficial ainda não havia acontecido.

O voo e a experiência

Para destacar o novo serviço, a empresa colou um grande adesivo ao lado da porta dianteira, por onde embarcam os passageiros. Enquanto o embarque no Airbus A320neo ainda acontecia, os passageiros, que já estavam acomodados em seus assentos, foram convidados a desfrutar do Wi-fi para realizar uma navegação gratuita na internet.

Airbus A320neo - PR-YRZ - Azul Linhas Aéreas
Airbus A320neo Azul Linhas Aéreas no Aeroporto Internacional de Confins

À frente da poltrona, uma etiqueta próxima à tela de LCD indicava o processo para que os passageiros pudessem ter acesso ao Wi-fi, através de seu smartphone, laptop ou tablet.

Após mudar a configuração de nosso smartphone para o modo avião, o wi-fi foi ativado e conectado à rede “Azul Wi-fi”. Em seguida, acessamos www.azulwifi.com para dar prosseguimento ao passo-a-passo.

Azul Linhas Aéreas
A etiqueta com instruções para usar internet gratuita estará no encosto sua assento a sua frente

Após algumas telas de cadastro e leitura de termos de contrato, tivemos acesso a uma internet livre para usar da maneira que fosse conveniente. Na ocasião do voo, pudemos desfrutar de uma internet que variou entre 35 e 85 megabits por segundo, permitindo acessar as principais redes sociais, como Facebook, Instagram e Twitter, sem lentidão ou problemas.

Azul Linhas Aéreas
Smarthphone conectado ao Wi-fi gratuito

A Azul destaca que o sistema de Wi-Fi grátis a bordo é um marco na aviação comercial brasileira, já que o mesmo serviço é cobrado pela grande maioria das outras empresas aéreas do setor. Apenas um pequeno punhado de empresas oferece a conectividade sem cobrar algo a mais por isso.

Atualmente, a companhia já conta com 17 aeronaves com sistema de Wi-Fi instalado e pretende, até o final de 2021, ampliar esse número para 35. Para isso, vem investindo em mão-de-obra qualificada e nas ferramentas necessárias para a instalação desse sistema, que antes era feita fora do Brasil, e agora está a cargo do centro de manutenção da companhia em Campinas, no interior de São Paulo.

Palavras do Diretor de Cliente da Azul

Enquanto voávamos a Confins, em Minas Gerais, o Diretor de Experiência do Cliente da Azul, Marco Barbosa, deu as boas-vindas a todos os passageiros e anunciou a novidade. Confira abaixo o vídeo gravado a bordo do Airbus A320neo com o speech de Barbosa:

O diretor ressaltou:

“O nosso Modo Azul pretende deixar a experiência de nossos Clientes ainda mais completa. Durante anos, as pessoas precisaram se desconectar do mundo enquanto voavam, mas, agora, para quem é Cliente Azul, o Modo Avião será completamente diferente e revolucionará o jeito de voar, reunindo diversas opções de entretenimento a bordo, inclusive com a nossa consolidada TV ao vivo.”

Em uma postagem no Instagram, específica para os convidados do voo, o CEO da Azul Linhas Aéreas, John Rodgerson, ressaltou que a companhia está investindo milhões de dólares na instalação de internet gratuita. A publicação ainda diz que a Azul está fazendo tudo para ampliar a oferta do produto a bordo para seus clientes.

Sobrevoando a 35.000 pés no Airbus A320neo de matrícula PR-YRZ, nossa experiência com o Wi-fi gratuito da Azul Linhas Aéreas foi satisfatória. Conseguimos navegar pela internet, acessar as redes sociais, além de enviar arquivos com grande eficiência.

Também pudemos observar a atenção e boa vontade dos comissários de bordo do voo, que a todo momento auxiliavam os passageiros com dúvidas na hora de conectar-se à rede.

Airbus A320neo - PR-YRZ - Azul Linhas Aéreas
Voo de cruzeiro com o Airbus A320neo em direção a Confins

Nosso voo durou cerca de 50 minutos, tendo decolado de Campinas às 13:49. O serviço de internet ficou disponível desde o embarque até o desembarque da aeronave.

Novidade em primeira mão

A novidade do Wi-Fi gratuito a bordo das aeronaves havia sido objeto de uma matéria do AEROIN, publicada em primeira mão, baseada em uma entrevista de Daniel Bicudo, Diretor de Marketing e Negócios da Azul, há cerca de um mês. A primeira aeronave a receber o dispositivo foi o Airbus A320neo de matrícula PR-YRE, batizado de “20 fazer mais Azul”.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias