Assista ao primeiro pouso do Boeing 737 MAX em Congonhas, após ser liberado

Pousou na noite de hoje, 2 de dezembro, no aeroporto de Congonhas (SP), pela primeira vez após sua liberação pela ANAC, o Boeing 737 MAX modificado, em mais um voo de testes da GOL Linhas Aéreas.

A aeronave pousou no início da noite no aeroporto mais central da capital paulista, que conta com uma pista de 1.940 metros de comprimento. Apesar de ter sido um voo de testes, é improvável que a aeronave tenha parado numa ponte de embarque, mas em se falando de Congonhas, é inevitável pensar em dimensões das aeronaves, dado o espaço limitado.

Nesse sentido, um ponto curioso é que o 737 MAX 8 tem apenas 10 centímetros a mais de envergadura (medida de ponta a ponta da asa) do que os 737 NG – são 35,9 contra 35,8 metros, segundo dados da Boeing. Embora hoje não seja permitido para operações regulares, isso não deverá ser um problema no futuro.

O voo “inaugural” em si foi realizado pelo PR-XMA, que nos últimos dias tinha feito voos de testes saindo de Belo Horizonte, mas pousando no mesmo local, após sobrevoar o estado de Minas Gerais. Como amplamente divulgado, enquanto realiza os testes, a GOL se prepara para relançar os voos comerciais com passageiros.

O 737 MAX irá passar a noite no aeroporto paulista, retornando pela manhã para Belo Horizonte, onde deve continuar a campanha de testes nos próximos dias.

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagens pela Avianca Brasil e Azul Linhas Aéreas. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Boeing 727 da nova Asas Linhas Aéreas é filmado já em...

0
O primeiro Boeing 727 da Asas Linhas Aéreas, a nova empresa aérea brasileira, foi filmado inciando testes no solo do Afonso Pena.