Início Aviação Militar Veja como funciona o reabastecimento em alta velocidade do KC-390 da Embraer

Veja como funciona o reabastecimento em alta velocidade do KC-390 da Embraer

A Embraer divulgou hoje um vídeo mostrando como funciona o sistema de reabastecimento em voo do KC-390, que permite abastecer aeronaves em velocidades altas.

Divulgação

O jato foi fabricado a pedido da Força Aérea Brasileira, que encomendou 28 unidades, sendo que duas já foram entregues e estão operando na força militar.

O KC-390 já fez mais de 107 contatos com as aeronaves de ataque AMX e os caças F-5E Tiger, inclusive com velocidades de 300 nós (555 km/h). Contando com um sistema totalmente automatizado, não é necessário que um operador da mangueira e do cesto fique no compartimento de cargas, tudo é feito na cabine por um terceiro tripulante, que conta com auxílios de diversas câmeras e controla, além do sistema de reabastecimento, rádios, auxílios de navegação e outros pontos importantes da missão.

Todos os KC-390 da FAB contam com o sistema de reabastecimento, que pode ser removido em poucas horas, deixando espaço e peso para outras missões. Na configuração padrão ele transfere 1.515 litros por minuto e essa quantidade total de combustível a ser transferido pode ser aumentada com até três tanques adicionais, paletizados, com 463 litros cada.

Veja como funciona:

Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagens pela Avianca Brasil e Azul Linhas Aéreas. #GoBroncos #GoBeach #2A