Veja como o novo caça da FAB foi colocado num navio e onde ele está no Oceano

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

O novo caça Gripen NG da Força Aérea Brasileira (FAB) está cada vez mais próximo da costa brasileira, veja em tempo real onde está o navio que o leva, bem como uma bela imagem da preciosa carga.

Essa inédita foto foi enviada pelo Brigadeiro Baptista Jr, Comandante-Geral de Apoio (Logística) da FAB. O caça é um Gripen E (monoplace – de um só lugar) e terá na Força Aérea a matrícula FAB4100. A chegada ao Brasil se dará nos próximos dias em Navegantes, Santa Catarina.

O caça será a nova espinha dorsal de ataque da FAB, e está sendo transportado de navio desde a Suécia, onde foi fabricado nas instalações da SAAB. Como falamos anteriormente, o avião foi embarcado em um navio para sua entrega, provavelmente por não estar certificado e por não contar ainda com uma sonda para reabastecimento em voo, que podem ser fatores complicantes na travessia do Oceano Atlântico.

O navio que leva o Gripen é o Elke, que normalmente leva contêineres, e que zarpou do porto de Norrköping, na Suécia, no primeiro dia de setembro, devendo chegar em Santa Catarina no dia 20 ou 21 desse mês.

Pela foto divulgada hoje pelo Brigadeiro, é possível ver que o caça foi colocado inteiro dentro de um compartimento do navio, apoiado sobre uma espécie de pallet metálico para proteger e facilitar o carramento da aeronave.

Outro detalhe a se notar é que a aeronave está com o trem de pouso abaixado e também com flaps estendidos. A saída dos gases do motor está coberta com uma capa, indicando que o avião está com o seu propulsor instalado.

Sendo assim, a preparação para o primeiro voo em território nacional, do Aeroporto Internacional de Navegantes para o Aeroporto de Gavião Peixoto no interior paulista, será rápida e dentro do prazo previsto, ou seja, com decolagem no dia 25 de setembro.

Neste momento o navio Elke passa próximo a Cabo Verde na costa africana. Você pode acompanhá-lo pelo site MarineTraffic clicando aqui.

© MarineTraffic

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagens pela Avianca Brasil e Azul Linhas Aéreas. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Após pilotos escolherem pista errada, controlador de tráfego intervém e evita...

0
Decolagens de pista errada podem representar um grande risco à segurança de voo. Acidentes trágicos já aconteceram por este motivo.