Veja o trailer de Jambock: filme sobre a FAB na Segunda Guerra com o P-47

Foi lançado ontem o tease trailer do filme-documentário Jambock: longa brasileiro irá abordar a participação da Força Aérea Brasileira na Segunda Guerra Mundial com o avião P-47 Thunderbolt!

A narrativa terá como fio condutor o relato de um dos pilotos de caça brasileiros, Danilo Marques Moura, que, tendo sido abatido em missão nos arredores de Verona (Castelfranco), retornou, numa jornada de mais de 300km, por entre território inimigo, e tendo de superar os mais diversos e inusitados obstáculos e dificuldades, à base do 1º GavCa em Pisa, do outro lado da cordilheira dos Apeninos.

O filme-documentário não se limitará a seguir os passos de Danilo, mostrando também outros eventos dramáticos e decisivos para a campanha dos pilotos de caça brasileiros na Itália.

“Jambock” pretende ser um documento e uma homenagem à bravura, à intrepidez, à maturidade e ao patriotismo desses jovens brasileiros que arriscaram tudo, vida e liberdade, por um ideal de civilização, honrando de maneira imorredoura, não somente as Forças Armadas, como todo o povo brasileiro.

Porém para isso o filme precisa de recursos. A produtora IVIN Films está levantando recursos através de um crowdfunding, a popular vaquinha. Veja detalhes aqui.

O que significa Jambock?

Jambock” era o ‘callsign’, dado pelos americanos, aos pilotos de caça do 1° Grupo de Aviação de Caça (1º GAvCA)

sjam·bok (Sul Africano) s. – Chicote pesado, normalmente feito de pele animal. (sjam·bok) v.t. – Bater com um sjambok. (sjam·boked, sjam·bok·ing, sjam·boks) [Afrikaans, do Malaio cambuk, chicote, do Hindi cãbuk, do Persa chãbuk.]

Por uma ironia dos fatos, o chicote utilizado pelos brancos contra os escravos africanos, indonésios e malaios passou a ser usado contra os “arianos puros” de Adolf Hitler, manejados por brasileiros livres que foram à Itália defender a liberdade e a democracia. (Maj.Brig. Rui Barbosa Moreira Lima).

Décadas depois do fim da guerra, devido aos grandes atos realizados por seus pilotos e seus P-47 Thunderbolt, o Esquadrão Jambock foi agraciado com a Presidential Unit Citation do presidente americano Ronald Reagan, sendo os primeiros latino-americanos a ganharem tal honraria.

Carlos Martins

Despertou a paixão pela aviação em 1999 em um show da Esquadrilha da Fumaça. Atualmente é Piloto Comercial, Despachante, Bacharel em Ciências Aeronáuticas, membro da AOPA e veterano da Western Michigan University #GoBroncos