Início Indústria Aeronáutica

Vertical Aerospace anuncia acordo para implantar infraestrutura de voo elétrico

Concepção gráfica do VA-X4 nas cores da brasileira Gol – Imagem: Avolon

A Vertical Aerospace, cuja aeronave elétrica VA-X4 foi escolhida, entre outras empresas, pela brasileira Gol Linhas Aéreas, anunciou hoje um acordo com a operadora britânica de infraestrutura Ferrovial para cooperar na criação de uma rede de 25 vertiportos em todo o Reino Unido, dando mais um passo na operacionalização e certificação do modelo.

Os vertiportos são locais dedicados que permitem a decolagem, pouso e recarga de aeronaves elétricas de decolagem e pouso verticais, as chamadas “eVTOL”. Espera-se que os vertiportos sejam integrados a outros modos de transporte para oferecer viagens eficientes e aumentar a conectividade para cidades e regiões em todo o Reino Unido.

A Vertical agora trabalhará com a Ferrovial para localizar e projetar uma rede de vertiportos do Reino Unido, que deverá permitir que quatro aeronaves de passageiros pilotadas pela Vertical, do modelo VA-X4, operem a partir desses locais para o lançamento proposto de seus serviços do Reino Unido com a companhia aérea Virgin Atlantic.

Ao habilitar a aviação elétrica entre cidades no Reino Unido, o VA-X4 espera reduzir o tempo de viagem e abrir novas conexões. O relatório recente da Vertical, intitulado O Futuro da Mobilidade Aérea Avançada, explica como os passageiros que chegam em Heathrow, por exemplo, podem pegar o VA-X4 para ir do aeroporto para Cambridge em apenas 28 minutos, em comparação com um táxi de 90 minutos ou uma jornada de duas horas de trem.

A Ferrovial usará suas capacidades operacionais, experiência em design e força de investimento para construir uma rede de vertiportos no Reino Unido. A Ferrovial investe, desenvolve e opera 33 aeroportos em todo o mundo, incluindo no Reino Unido como acionista dos aeroportos de Heathrow, Glasgow, Aberdeen e Southampton.

A Vertical também anunciou esta semana que está colaborando com Heathrow para explorar o lançamento de seus serviços do aeroporto a partir de meados da década de 2020.

O foco da Vertical é o projeto, construção, fabricação e pós-venda de seu VA-X4. A empresa trabalha para oferecer aos passageiros a experiência de viajar em sua aeronave a velocidades de até 200 mph (322 km/h), quase sem ruído e com um pequeno ganho em relação a um táxi.

A Vertical tem como objetivo a certificação de segurança global para o VA-X4 de acordo com os regulamentos equivalentes aos de um jato de passageiros esperados da CAA (Reino Unido) e EASA (União Europeia). A perspectiva é de ser certificado até 2024.

Os futuros operadores do VA-X4 incluem Virgin Atlantic, American Airlines, JAL, Bristow Group, Gol Linhas Aéreas, Marubeni e Iberojet, que fizeram pré-encomendas condicionais para o VA-X4 de até 1.350 unidades por um valor estimado de US$ 5,4 bilhões.

Stephen Fitzpatrick, CEO e fundador da Vertical, disse: “Nossa parceria com a Ferrovial é um passo importante para levar o VA-X4 aos céus. Criar a infraestrutura certa para a aviação com emissões zero é uma parte crítica para tornar a Mobilidade Aérea Urbana uma realidade. Estou ansioso para voar entre os vertiportos da Ferrovial no VA-X4 em apenas alguns anos.”

Kevin Cox, CEO da Ferrovial Vertiports, disse: “A parceria entre vertiportos e eVTOLs proporcionará viagens de alta velocidade, acessíveis e sem emissões para milhões de pessoas. Esta rede impulsionará as economias locais com um novo modelo de conectividade regional.”

Informações da Vertical Aerospace

Sair da versão mobile