Viajantes apoiam, com ressalvas, credenciais de saúde para viagens, diz IATA

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Imagem: Chad Davis / CC BY-SA 2.0 via Wikimedia Commons

Pesquisa divulgada nesta terça-feira, 9, pela Associação Internacional do Transporte Aéreo (IATA, em inglês) mostra que os passageiros ao redor do mundo estão receptivos a uma credencial digital de vacinação, desde que haja garantias de proteção de seus dados e padronização de regras pelos países. A IATA defende a adoção global do IATA Travel Pass, um aplicativo que reuniria informações de saúde do viajante para liberar viagens em companhias de todo o mundo.

De acordo com a organização, a pesquisa revelou dados muito encorajadores, indicando a disposição do viajante em usar um aplicativo de celular para gerenciar suas credenciais de saúde em viagens aéreas. Quatro entre cinco pessoas pesquisadas gostariam de usar essa tecnologia assim que estiver disponível.

Os entrevistados  também esperam que as credenciais de saúde para viagens estejam em conformidade com os padrões globais. As informações devem incluir dados de vacinação ou certificados de testagem negativa.

Os participantes da pesquisa também enviaram uma mensagem sobre a importância da segurança das informações pessoais. Cerca de 78% dos viajantes não usarão um aplicativo se não tiverem controle total sobre seus dados. E cerca de 60% não usarão um aplicativo de credencial de viagem se os dados forem armazenados centralmente.

Para o diretor-geral e CEO da IATA, Alexandre de Juniac, o IATA Travel Pass vai ao encontro de todas estas demandas. “Os passageiros mantêm todos os dados em seus dispositivos móveis e têm controle total sobre para onde esses dados vão. Não existe um banco de dados central”, disse o executivo em comunicado à imprensa.

De Juniac também ressalta que qualquer medida nesse sentido precisa do apoio dos governos nacionais na padronização de medidas de verificação. “Embora estejamos fazendo um bom progresso com vários testes, ainda estamos aguardando os padrões globais para testes digitais e certificados de vacinas. Somente com os padrões globais e os governos os aceitando podemos maximizar a eficiência e oferecer uma experiência de viagem ideal”, disse de Juniac.

A IATA ouviu  4.700 pessoas em 11 países, entre os dias 15 e 23 de fevereiro de 2021. A pesquisa foi conduzida pela empresa Rockland Dutton Research & Consulting. Participaram usuários do transporte aéreo que fizeram pelo menos uma viagem de avião nos 11 meses anteriores à pesquisa.

Confira os dados da pesquisa sobre o assunto:

IATA Travel Pass

  • 89% dos entrevistados acreditam que os governos precisam padronizar vacinas e certificados de teste
  • 80% são encorajados pela perspectiva do aplicativo IATA Travel Pass e o usariam assim que disponível
  • 78% só usarão um aplicativo de credencial de viagem se tiverem controle total sobre seus dados

Informações da IATA

Fabio Farias
Fabio Farias
Jornalista e curioso por natureza. Passou um terço da vida entre aeroportos e aviões. Segue a aviação e é seguido por ela.

Veja outras histórias

Aeroporto de Quixadá (CE) busca integração na rota da Azul Linhas...

0
Durante a reunião, foram discutidos aspectos relacionados à viabilidade técnica e operacional de incluir Quixadá na rota da companhia aérea.