Vídeo a bordo do Antonov AN-225 mostra o cokpit e a cabine do maior avião do mundo

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Vídeos e mais vídeos circulam pelas redes sociais mostrando os pousos e as decolagens do maior avião do mundo em capacidade de carga, especialmente agora que ele tem voado com mais frequência em função da demanda de suprimentos médicos da pandemia. Mas um passeio por dentro do cockpit e das demais seções da cabine do gigante parece um privilégio para poucos, e felizmente um desses poucos compartilhou a experiência!

Vídeo Cockpit Antonov AN-225

O vídeo começa no interessante acesso ao cargueiro ucraniano Antonov AN-225 Mriya. Enquanto a maioria dos grandes aviões de carga precisa do apoio de solo do aeroporto, fornecendo uma escada para a saída ou entrada nas portas que ficam metros acima do chão, a fabricante do AN-225 optou por colocar uma tampa no piso da cabine, que é acessada por uma escada vertical que faz parte da própria aeronave, no interior do compartimento de carga.

Após subir a escada, o cinegrafista se depara com a entrada ao cockpit, mas ainda não é capaz de acessá-lo devido à presença de outras pessoas. Mesmo assim, já é possível notar o grande comprimento da cabine de comando.

Essa dimensão se deve ao fato de que esse exemplar do AN-225, único do modelo já construído no mundo, foi projetado na época da União Soviética, voando pela primeira vez em 1988. Um momento em que aviões precisavam de grandes consoles de instrumentos no cockpit, e pessoas adicionais para monitorá-los. Hoje, nos aviões modernos os indicadores e os dados são consolidados em sistemas compactos e digitalizados nos painéis dos pilotos.

A filmagem segue então rumo à parte traseira da cabine da tripulação. Existem alguns espaços destinados ao conforto dos tripulantes, se é que podemos chamar de conforto devido ao aspecto rudimentar, por ser um projeto tão antigo.

Notam-se, por exemplo, duas áreas com mesa e sofás, uma pequena galley para preparação de comida e bebida, e mais uma grande área ao final, que pode ser destinada aos mais diversos usos conforme a necessidade das pessoas a bordo e da missão executada.

Então, o cinegrafista volta à parte frontal e finalmente acessa a cabine de comando. São dezenas ou talvez centenas de botões, instrumentos e indicadores espalhados pela laterais e pelo teto.

No painel dos pilotos, aproveite para notar as 6 manetes de controle de potência, já que o Antonov AN-225 possui 6 motores para ter potência suficiente para sua incrível capacidade de 250 toneladas de carga. Para comparação, o segundo avião de maior capacidade no mundo é também da Antonov, o modelo AN-124 Ruslan, mas limita-se a apenas 150 toneladas.

Assista a seguir o vídeo, e aproveite a oportunidade de estar dentro do maior avião do mundo. Se tiver curiosidade, veja logo abaixo do vídeo outras singularidades do gigante AN-225, incluindo um pouso e uma decolagem gravados de dentro do cockpit.

Junte-se a mais de 107.000 pessoas, siga-nos no Facebook e saiba tudo em primeira mão:

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Airbus A330 sai da pista no pouso e falta de proficiência...

0
O piloto buscou direcionar o A330 para a linha central da pista aplicando o pedal direito, mas o trem de pouso esquerdo saiu para a grama.