Vídeo registra A320 arremetendo a instantes do pouso e motor ingerindo gaivota

Uma impressionante gravação de um incidente de ingestão de ave, que ocorreu na última terça-feira, dia 22 de junho, com um Airbus A320neo da SAS Scandinavian Airlines, mostra o momento em que o piloto precisou arremeter por conta de um bando de gaivotas e seu motor emitiu uma grande quantidade de fumaça como consequência da ocorrência.

Segundo informações reportadas pelo The Aviation Herald, tudo ocorreu quando a aeronave registrada sob a matrícula SE-ROZ estava no fim do voo SK-4546, que havia partido de Oslo para Alta, ambas cidades da Noruega.

O Airbus estava se aproximando para pouso na pista 29 do Aeroporto Internacional de Alta, quando, próximo ao toque, a tripulação observou um bando de gaivotas que estava à sua frente. O piloto optou por arremeter a aeronave de modo a evitar as aves, mas não conseguiu evitar que o motor direito ingerisse um animal.

Após a arremetida, a aeronave subiu para 3.000 pés (cerca de 900 metros de altura), e depois realizou uma nova aproximação pela pista 29, realizando um pouso sem mais incidentes depois de 8 minutos.

Dados obtidos através do FlightRadar24 mostram a trajetória desde que a aeronave efetuou a arremetida no aeroporto até ela realizar o pouso completo.

Trajetória da aeronave após a arremetida – Imagem: FlightRadar24

Um vídeo publicado no YouTube mostra o exato momento em que o Airbus A320neo se aproxima para pouso e o piloto é surpreendido pela grande quantidade de gaivotas que atravessam à frente da aeronave.

A cena impressionante mostra a aeronave aumentando seu angulo de ataque e aplicando força total nos motores CFM International LEAP-1A e, em uma fração de segundos, ingerindo uma gaivota. Após a ingestão, pode-se observar uma grande quantidade de fumaça saindo do motor direito.

A aeronave ainda permanece em solo, mais de 24 horas após o incidente, e possivelmente precisará de mais tempo até que o motor seja reparado ou substituído em função da ingestão da ave de tamanho considerável.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Governo contrata estudos que orientarão a 7ª rodada de concessão de...

0
A Secretaria Nacional de Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura divulgou nesta segunda-feira (26) o resultado do edital aberto