Vídeo captura Antonov quebrando trem de pouso ao errar a pista

Um acidente com uma aeronave Antonov 2 (An-2) foi capturado em vídeo na última sexta-feira (23) quando o gigante biplano aterrissava no aeroporto de Gmunden-Laakirchen, na Áustria.

Acidente Antonov An-2 Austria

Desenvolvido pela União Soviética após a Segunda Guerra Mundial, o An-2 é considerado o maior biplano monomotor do mundo, com uma envergadura de mais de 18 metros. Foi produzido até 2001 e ainda é usado para pequenos voos turísticos.

O modelo inclusive chegou a figurar no Livro dos Recordes como o maior tempo de produção para um único tipo de aeronave, antes de ser derrotado pelo Lockheed C-130 Hercules, que foi produzido pela primeira vez em 1954 e ainda está sendo produzido hoje.

Segundo o diário austríaco Kronen Zeitung, os bombeiros chegaram logo após o incidente para bombear os 1.500 litros de gasolina do avião danificado. Todas as quatro pessoas a bordo não se feriram.

O Antonov teve seu trem de pouso esquerdo arrancado e alguns danos leves na asa inferior esquerda. A mídia austríaca ainda relatou que a aeronave seria logo reparada para se apresentar em um show aéreo em breve.

Acidente Antonov An-2 Austria

Confira a seguir o vídeo, e veja a sorte que levaram os donos dos veículos estacionados no aeroporto, que por muito pouco não foram atingidos pela aeronave!

Murilo Basseto

Formado em Engenharia, foi um dos líderes do Urubus Aerodesign da Unicamp e um dos responsáveis por alçar o grupo à elite mundial da engenharia aeronáutica universitária. Atualmente é Editor-Chefe do AEROIN.