Vídeo: Asa de Boeing 737 acerta caminhão dos Bombeiros em batismo na Turquia

O “batismo”, como é chamado no Brasil, ou simplesmente “water salute” lá fora, é uma bonita celebração realizada quando algum evento especial acontece num aeroporto. Geralmente, nessas ocasiões, dois caminhões do Corpo de Bombeiros se posicionam, um de cada lado da taxiway, e lançam água por cima de uma aeronave, formando um cênico arco.

Os motivos para o “water salute” podem ser os mais diferenciados, como um voo inaugural de uma empresa aérea, a primeira vez de um modelo de aeronave no aeroporto, a despedida de um piloto, a chegada de um veterano de guerra de volta à casa, enfim, qualquer condição pode engatilhar uma homenagem.

No entanto, parece que algo deu errado na chegada do voo de reestreia da empresa turca Corendon ao aeroporto de Kayseri, que serve à linda região da Capadócia. Isso porque o Boeing 737-800 TC-TJR acabou acertando o equipamento dos Bombeiros, no momento em que era saudado com a água.

Nas imagens, gravadas de dentro do avião e que você vê abaixo, é possível verificar que o caminhão está muito adiantado na pista de táxi por onde passava o jato e esse erro de cálculo poderia ter custado mais caro se a winglet do Boeing tivesse acertado o caminhão em cheio.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Nesse avião Douglas DC-9, os passageiros podem desembarcar saltando durante o...

0
Já imaginou embarcar num clássico avião Douglas DC-9, subir rapidamente e saltar pela escada traseira do jato? Isto será novamente possível!