Vídeo registra avião saindo na grama em 2ª tentativa de pouso com fortes ventos

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Um cinegrafista filmava pousos em Birmingham, na Inglaterra, em um dia de fortes ventos, quando flagrou o sério incidente que ocorreu na segunda tentativa de pouso.

Vídeo incidente ATP saindo da pista pouso Birmingham

Segundo informações do The Aviation Herald, o caso ocorreu com a aeronave British Aerospace ATP registrada sob a matrícula SE-MAO, da companhia aérea West Atlantic, quando estava realizando o voo de número PT-425 de Guernsey para Birmingham no último dia 22 de maio.

O turboélice bimotor de passageiros estava pousando em Birmingham pela pista 33 em condições de tempestade, de forma que a tripulação teve bastante dificuldade na aproximação final com ventos de través pela esquerda.

Na primeira tentativa de pouso, a aeronave flutuou sobre a pista enquanto o piloto tentava estabilizá-la, tocando o asfalto muito além do ponto ideal. Após o toque, a aeronave começou a virar bastante à esquerda e a tripulação decidiu pela arremetida. Veja no vídeo a seguir essa primeira arremetida.

A aeronave foi então posicionada para outra aproximação à pista 33 cerca de 15 minutos após o pouso abortado.

Na nova chegada, a situação foi muito semelhante à primeira, com a aeronave novamente flutuando e tocando bastante à frente, e voltando a virar muito à esquerda.

Dessa vez, no entanto, o piloto optou por continuar com o pouso, mas, na tentativa de controle do ATP em solo, saiu da superfície da pista com todas as rodas, a chamada Runway Excursion, deslocou-se por alguns instantes na grama paralelo à pista e retornou à superfície da pista depois de desacelerar. Veja o incidente no vídeo a seguir.

O avherald informa que a aeronave partiu de Birmingham 2 dias após o pouso, o que sugere que não houve danos importantes aos trens de pouso ou à estrutura da aeronave.

Não há, até o momento, informações sobre a quantidade de passageiros e tripulantes a bordo, ou sobre feridos.

Um caso parecido aconteceu em abril desse ano, quando um Airbus A320 foi filmado arremetendo e cruzando o limite esquerdo da pista sob condições de vento e chuva. Veja o vídeo na matéria abaixo.

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Boeing celebra venda de 15 jatos 737 MAX para empresa...

0
A Boeing e Dubai Aerospace Enterprise (DAE) anunciaram hoje (20) que o locador de aeronaves está aumentando seu portfólio 737 MAX