Vídeo flagra Boeing 737 se desprendendo de push-back e correndo solto

Já imaginou ver o avião que você está andando no pátio de ré e sem controle? Pois bem, isso aconteceu em Israel com um Boeing 737 da Ukraine.

Na saída de um voo de Tel Aviv para Kiev, por algum motivo ainda não esclarecido, um Boeing 737 da Ukraine International Airlines se desprendeu do push-back, que é o veículo que empurra o avião para a pista de táxi.

O caso ocorreu a duas semanas atrás numa quinta-feira, provavelmente dia 15, porém o vídeo só foi divulgado agora. Na câmera colocada no push-back é possível ver a aeronave sendo empurrada, até que a barra (“towbar”) que conecta o avião ao veículo se desprende.

A inércia faz com que o Boeing continue andando para trás e o cabo do fone de ouvido que conecta o mecânico com a cabine de comando se arrebenta. O avião corre livremente de ré pelo pátio fazendo uma curva para a esquerda.

Diante da situação, o motorista do push-back para o seu veículo e sai correndo em direção à aeronave balançando os braços para avisar o comandante sobre o ocorrido, que por sorte vê e freia a aeronave.

Ninguém ficou ferido no caso e a aeronave seguiu voo normalmente minutos depois. A companhia aérea não quis comentar o caso.

Uma das possibilidades é que o pino que conecta a “towbar” ao “pushback” não tenha sido colocado ou tenha quebrado logo após o primeiro impulso.

Com informações do portal israelense Ynet

Carlos Martins

Despertou a paixão pela aviação em 1999 em um show da Esquadrilha da Fumaça. Atualmente é Piloto Comercial, Despachante, Bacharel em Ciências Aeronáuticas, membro da AOPA e veterano da Western Michigan University #GoBroncos