Vídeo registra Boeing 777 chegando danificado após impacto com dezenas de pássaros

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Um vídeo gravado neste domingo, 3 de janeiro, registrou o momento em que um Boeing 777 chegava danificado no pátio do aeroporto ao retornar à origem devido a colisões com diversos pássaros após decolar.

A aeronave que você viu no vídeo acima é o Boeing 777F registrado sob a matrícula TC-LJN, um cargueiro da companhia aérea Turkish Airlines.

O jato estava realizando o voo de número TK-6220, que partia do aeroporto Istambul Atatürk, na Turquia, para o de Almaty, no Cazaquistão, mas, quando subia logo após a decolagem da pista 05 de Ataturk, passou por um bando de pássaros e recebeu várias colisões, o chamado “bird strike”.

A tripulação estabilizou a aeronave na altitude de 5.000 pés, efetuou seis órbitas nas proximidades do aeroporto e retornou ao Atatürk para um pouso seguro na pista 05 cerca de 45 minutos após a decolagem.

O voo do incidente do Boeing 777 – Imagem: FlightRadar24

A aeronave recebeu danos na proteção do radar em seu nariz, o chamado “radome”, que terminou deformado, e em seus tubos de pitot.

Em nota, a Turkish Airlines informou: “Nosso voo de carga na rota ISL-ALA (Almaty) numerado TK6220 partindo do Aeroporto Atatürk às 8:40 (local) encontrou um bando de pássaros logo após a partida. Nosso avião descarregou combustível por 30 minutos sobre o Mar de Marmara a fim de reduzir peso suficiente para pousar e, em seguida, pousou no Aeroporto Atatürk.”

O voo TK6220 para Almaty foi assumido por outro Boeing 777F da Turkish, de matrícula TC-LJL. Segundo dados do FlightRadar24, ele decolou de Atatürk rumo ao Cazaquistão às 12:26 do horário local.

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

No 1º Airport National Meeting do Brasil, setor de serviços de...

0
Na abertura do evento, o Ministro Paulo Guedes falou dos avanços do país e ressaltou os passos dados no segmento aeroportuário.