Câmera a bordo registra balão a instantes de colidir com aeronave em voo

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Um vídeo que circula pelas redes sociais nos últimos dias mostra mais um caso em que a soltura de balões levou a uma perigosa situação de um possível incidente ou acidente aeronáutico, quando o objeto esteve a instantes de ser atingido pelo avião.

No vídeo que você pôde ver acima não há informações descritas sobre a data ou o local da ocorrência, mas ele serve para mais uma vez exemplificar e alertar a população sobre o perigo gerado pelo ato de soltar balões comemorativos pelos céus.

A aeronave está voando em uma altitude constante quando o objeto surge à distância em sua trajetória de voo. Devido à velocidade do voo, em questão de segundos o objeto se aproxima e cresce, mostrando-se um colorido balão.

Localizado poucos metros ou talvez centímetros abaixo do nível da aeronave, o balão passa muito perto de ser atingido em cheio. É assustador imaginar o que uma colisão poderia ter causado, por exemplo, ao danificar partes fundamentais ao controle do voo ou ao acertar o para-brisa.

Nos comentários pelas redes sociais, muitos usuários fizeram críticas ao(s) piloto(s) por não ter(em) tomado nenhuma medida de evasão, alterando a altitude ou o rumo da aeronave, como a seguir, em que um deles diz: “O piloto teve mais de 10 segundos para desviar o avião. O que ele fez foi absolutamente nada”.

Mas é possível que o balão nem tenha sido visto, afinal, nota-se que a câmera está fixada no painel, portanto, a imagem não estava sendo propositalmente gravada. O(s) piloto(s) pode(m) ter tirado o olhar por alguns instantes do exterior devido a alguma outra demanda relativa ao voo, por exemplo.

Também é interessante notar nos comentários que pessoas de outras partes do mundo estranham o fato de haver um enorme balão colorido no céu. Alguns pensam ser um paraglider, enquanto outros comentam que um balão meteorológico não seria colorido como este, como neste a seguir, que comenta: “No início eu achei que fosse um paraglider porque era muito colorido…mas…parece um balão, correto? Colorido…”

Isso mostra que a cultura de soltar balões é restrita apenas a alguns países, e infelizmente nosso país faz parte dessa atitude extremamente perigosa para a aviação.

Por fim, relembramos aqui a memória ainda muito recente do Airbus A320 que colidiu com um balão ao pousar em Bogotá, na Colômbia, na noite de réveillon. As imagens mostraram danos à aeronave e muitos objetos enroscados por diversas partes. Felizmente a colisão foi já no solo, na desaceleração sobre a pista. Reveja a seguir os detalhes:

Também vale relembrar a caso de 2017, em que pilotos reportaram uma enorme quantidade de balões atrapalhando as aproximações no Aeroporto Internacional de Guarulhos. Acesse a matéria a seguir para ouvir o áudio das conversas dos pilotos com o controlador de tráfego aéreo:

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias