Vídeo mostra homens tentando segurar o avião que colidiu com o Embraer 145 na terça-feira

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Vídeo incidente colisão Dash 8 Q400 Flybe Embraer 145 Loganair Alberdeen

Conforme você pôde conferir na última quarta-feira, um incidente de solo deixou dois aviões comerciais danificados no início da semana no pátio do aeroporto de Aberdeen, Escócia.

Na ocasião, imagens mostraram que um turboélice Bombardier Dash 8-400 atingiu a lateral traseira do Embraer 145, levantando do chão uma das rodas do jato regional e ficando com seu nariz preso sob o motor direito deste.

incidente colisão Dash 8 Q400 Flybe Embraer 145 Loganair Alberdeen

Até aquele momento, apenas se sabia que o Dash 8 estava fora de operação há meses por conta da falência da companhia que o operava, a Flybe, enquanto o Embraer estava operando regularmente pela companhia Loganair, embora não houvesse ninguém a bordo no incidente.

A agência de investigação de acidentes (AAIB) não havia fornecido detalhes até a quarta-feira. Um porta-voz da AAIB comentou que “tudo o que se pode dizer é que, após um incidente no aeroporto de Aberdeen nesta tarde (terça-feira), a AAIB está fazendo perguntas iniciais e, nesta fase, não há mais comentários”.

Agora, porém, um vídeo de uma câmera de segurança do pátio do aeroporto de Aberdeen veio à tona, mostrando exatamente como tudo aconteceu.

Nele é possível ver que, logo após o turboélice começar a se movimentar, um funcionário da equipe que o manejava pula ao lado da janela do cockpit tentando dar sinal para outro no interior frear o movimento.

Diante da continuidade do movimento, ele e outros funcionários da equipe tentam segurar o avião, primeiramente através dos trens de pouso esquerdo e direito e, depois, através do nariz.

Como a medida não foi efetiva, no final só restou a eles olharem o Dash se encavalar com o Embraer 145. Veja a seguir as imagens gravadas.

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias