Vídeo em Viracopos mostra a experiência de mover o grande Boeing 747 no pátio

Cena do vídeo que você assiste abaixo nesta matéria

Muitas pessoas que admiram a aviação e gostam de acompanhar o movimento dos aviões nos aeroportos ficam imaginando com deve ser a sensação de estar no pátio do aeroporto, bem ao lado dos enormes jatos de voos de longo curso.

Vê-los em pousos e decolagens é uma experiência muito agradável, mas na maioria das vezes a distância não nos permite ter a real noção do tamanho e dos detalhes das aeronaves comerciais.

Diante disso, o canal “Juupraduu VCP” no YouTube decidiu disponibilizar um vídeo que permite a interessante experiência de se sentir como estando no pátio do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), bem embaixo de um Boeing 747, um dos maiores modelos de aviões comerciais do mundo e um ícone da história da aviação.

A gravação foi feita durante o procedimento chamado de “pushback”, ou seja, de empurrar a aeronave para trás para tirá-la da posição de estacionamento no pátio e levá-la até o ponto onde fará o acionamento de seus motores e iniciará o taxiamento até a pista de decolagem.

Como se observa no vídeo a seguir, os números escritos na porta do trem de pouso dianteiro indicam que se trata do Jumbo cargueiro da companhia Atlas Air registrado sob a matrícula N850GT, um jato do modelo 747-8F, a última geração da família 747.

Confira a interessante experiência a seguir, que parece simples nas imagens, mas certamente envolve muito treinamento e experiência para se conduzir um jato de mais de 76 metros de comprimento e mais de 68 metros de asas:

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Confirmado que o A321neo entrou em estol no grave incidente de...

0
Os investigadores da agência russa Rosaviatsia apresentaram mais detalhes em seu primeiro informativo de segurança relacionado ao incidente.