Início Aviação Militar Em vídeo, Embraer mostra 1º voo solo de piloto brasileiro no novo...

Em vídeo, Embraer mostra 1º voo solo de piloto brasileiro no novo caça Gripen NG

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

A Embraer publicou nesta quinta-feira, 7 de janeiro, um vídeo em que mostra que um de seus pilotos de ensaios fez a estreia de um voo solo de um piloto brasileiro no mais novo caça nacional, o SAAB F-39E Gripen NG.

Desde sua chegada ao Brasil em setembro, o caça começou sendo pilotado de forma solo apenas por piloto da própria fabricante sueca SAAB, pois, por se tratar de uma parceria com a Embraer para desenvolvimento da versão brasileira do avião de guerra, os pilotos brasileiros ainda estavam em treinamento.

Na ocasião da primeira decolagem do Gripen em terras brasileiras, por exemplo, o piloto sueco Marcus Wandt foi quem fez comentários sobre o caça e as expectativas para os voos do projeto:

Depois, quando a Força Aérea Brasileira divulgou o primeiro vídeo oficial com belas imagens do Gripen em voo no Brasil, mais uma vez lá estava Marcus, por ter sido o protagonista das operações:

No entanto, com a evolução dos ensaios em voo e do treinamento dos pilotos brasileiros, o piloto Embraer Eduardo Rodrigues teve a honra de ser o primeiro a voar sozinho o novo vetor da Força Aérea Brasileira, em operação no aeroporto de Gavião Peixoto, onde ficam as principais instalações da divisão militar da fabricante.

Mas, apesar da divulgação das imagens neste mês de janeiro, segundo a fabricante brasileira a ocasião se deu no dia 25 de novembro do ano passado. Apesar disso, não deixam de ser lindas imagens do primeiro F-39 brasileiro.