Vídeo flagra momento em que Boeing 737 passa reto no fim da pista

O vídeo feito por um passageiro a bordo do Boeing 737 gravou o momento em que a aeronave saiu da pista após o piloto cometer um erro no procedimento de pouso.

Air India Runway Excursion

O incidente aconteceu com um Boeing 737-800 da Air India Express de registro VT-AYA realizando o voo IX-384 de Dubai (Emirados Árabes Unidos) para Mangalore (Índia) com 181 pessoas a bordo no último dia 30 de junho.

A aeronave pousou na pista 24 de Mangalore por volta das 17:30 (hora local), não conseguiu diminuir suficientemente a velocidade e parou após o final da pista, depois que o trem de pouso do nariz passou por uma vala de drenagem de água. Chovia leve no momento. Os passageiros desembarcavam via escadas móveis.

Ontem (24/07), a agência reguladora DGCA da Índia, na sua função de regulador (mas não na sua capacidade de investigador de acidentes) relatou que a aeronave realizou uma aproximação instável a uma velocidade muito alta e tocou o solo cerca de 900 metros à frente do ponto correto. Com isso, restaram apenas 1500 metros para a parada, que não foram suficientes.

A licença do comandante foi suspensa por um ano após a data da ocorrência. Veja a seguir o vídeo gravado pelo passageiro.

Informações pelo The Aviation Herald.

Murilo Basseto

Formado em Engenharia, foi um dos líderes do Urubus Aerodesign da Unicamp e um dos responsáveis por alçar o grupo à elite mundial da engenharia aeronáutica universitária. Atualmente é Editor-Chefe do AEROIN.