Início Acidentes e Incidentes Vídeo flagra momento em que avião passa perto da cabeça de banhistas;...

Vídeo flagra momento em que avião passa perto da cabeça de banhistas; piloto é preso

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Um piloto de avião, voando num ultraleve do modelo Paradise P1, foi abordado por policiais da Força Tática da Polícia Militar do Maranhão após realizar rasantes imprudentes sobre a cabeça de banhistas num rio local. Segundo informações da PM-MA, o incidente ocorreu no final de semana passado na Praia do Caju, em Nova Iorque do Maranhão.

Um vídeo de apenas oito segundos circula na internet e está disponível abaixo. Ele mostra o quão próximo dos banhistas o piloto passou, enquanto os presentes no balneário gritavam e riam da manobra. Após passar por sobre várias pessoas, o piloto se afasta com uma curva à direita.

Segundo dados públicos, disponíveis na ANAC, o equipamento, de matrícula PU-MYS, está registrado em nome de José Célio Ferreira da Silva e possui uma situação de aeronavegabilidade regular.

Assista abaixo ao vídeo:

Esse tipo de manobra é bastante perigosa e proibida pela agência reguladora, já que um pequeno descuido ou falha na aeronave poderia ter resultado em uma tragédia, similar a outras tantas que já ocorreram no Brasil em rios e mares, envolvendo aeronaves e embarcações, em consonância com manobras imprudentes.

Segundo testemunhas, após o pouso, o piloto foi abordado pela Polícia Militar em e levado para prestar depoimento. A PM-MA informou que o piloto foi liberado em seguida, devido ao menor potencial ofensivo de seu ato. A aeronave encontra-se, até o momento da publicação desta matéria, liberada para voar, segundo os dados da ANAC.