Vídeo mostra o grande C-17 voando bem ao lado do avião do cinegrafista

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Trazemos hoje a você, leitor do AEROIN, mais um bonito vídeo que tem circulado pelas redes-sociais, mostrando o grande jato militar C-17 Globemaster voando muito próximo a outra aeronave em que estava o cinegrafista do registro.

Embora tenha dimensões não tão expressivas quanto os enormes cargueiros AN-124 e AN-225 da Antonov, o grande avião da US Air Force (USAF, a Força Aérea dos Estados Unidos) que você pôde ver no vídeo acima se destaca no meio militar por uma característica semelhante à deles: uma ampla fuselagem que permite o transporte de cargas acima das medidas padrões ou um número elevado de pessoas ao carregar tropas e fazer evacuações.

Segundo descreve a USAF, o C-17 mede 174 pés de comprimento (53 metros) com envergadura de 169 pés e 10 polegadas (51,75 metros). A carga é carregada no jato por meio de uma grande rampa traseira e sistema de portas que acomoda praticamente todos os equipamentos transportáveis por ar do Exército, como um tanque principal de batalha M1 Abrams de 69 toneladas, veículos blindados, caminhões e reboques.

Além disso, o piso de carga é feito de roletes para acomodar paletes, mas que podem ser girados para tornar o chão plano para acomodar veículos com rodas ou esteiras. O C-17 foi projetado para lançar 102 paraquedistas carregando todos os seus equipamentos. A capacidade máxima de carga útil do C-17 é 170.900 libras (77.519 quilogramas).

A aeronave é movida por quatro motores turbofan Pratt & Whitney F117-PW-100, que são baseados nos comerciais Pratt e Whitney PW2040 usados no Boeing 757.

Cada motor disponibiliza 40.440 libras de empuxo e inclui reversores que direcionam o fluxo de ar para cima e para frente para evitar a ingestão de poeira e detritos, além de fornecerem empuxo suficiente para deslocar a aeronave para trás em solo ou criar arrasto em voo para taxas máximas de descida.

O C-17 Globemaster foi desenvolvido para a USAF a partir da década de 1980 pela McDonnell Douglas e, depois de já em produção e operação, continuou a ser fabricado pela Boeing a partir de 1997 depois da fusão das duas construtoras. Além dos norte-americanos, também foi entregue a países como Inglaterra, Canadá, Austrália, Qatar, entre outros.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Movimento no Aeroporto de Salvador (BA) foi de 2 milhões de...

0
Ao todo, os quatro principais aeroportos administrados pela VINCI Airports no Brasil somaram pouco mais de 3 milhões de passageiros.