Vídeo a bordo grava avião ATR acidentando-se após o pouso

Um vídeo feito por um passageiro capturou o momento em que um avião não conseguiu parar durante o pouso e acidentou-se após o final da pista.

Avião ATR-42 PIA Pakistan Acidente

O avião modelo ATR-42-500 de registro AP-BHP, da companhia aérea Pakistan International Airlines, realizava o voo PK-605 de Islamabad para Gilgit (Paquistão) com 53 pessoas a bordo.

Duranto o pouso na pista 25 de Gilgit, ultrapassou o final da pista e deslizou lateralmente, quebrando o trem de pouso principal do lado direito. Não houve feridos e a aeronave sofreu danos substanciais também na asa direita e no motor direito.

Não há dados meteorológicos disponíveis, mas o tempo parece claro e seco no vídeo do passageiro.

Apesar do ocorrido, a companhia aérea informou que a tripulação “recuperou habilmente” o controle da aeronave depois que o ATR derrapou na superfície pavimentada da pista durante o pouso.

Confira o vídeo abaixo, que mostra desde a aeronave ainda no ar em aproximação até o momento da quebra do trem de pouso.

Informações pelo The Aviation Herald.

Murilo Basseto

Formado em Engenharia, foi um dos líderes do Urubus Aerodesign da Unicamp e um dos responsáveis por alçar o grupo à elite mundial da engenharia aeronáutica universitária. Atualmente é Editor-Chefe do AEROIN.